AO PÉ DA ESTANTE


AO PÉ DA ESTANTE ... DA SUÉCIA PARA O MUNDO

Uma obra hilária, da primeira à última página, nos traz o alento do humor e da crítica por vezes mordaz, em hora tão necessária.

 

Lançado pela Record em 2014, este romance de estreia do autor sueco Jonas Jonasson, surpreende pela história insólita de um velho que, no dia mesmo em que completa 100 anos, foge do asilo e das festividades em sua homenagem e cai no mundo, passando a viver aos sabores e dissabores de uma aventura e tanto.

 

E qual seria esta leitura tão milagrosa, senão um dos mais recentes e melhores best-sellers já escritos, bizarro até no título? Estamos falando de O ancião que saiu pela janela e desapareceu!

 

Jonas Jonasson é jornalista e escritor de sucesso. Este seu primeiro romance foi lançado na Suécia em 2009, conquistando milhões de leitores. Os outros títulos, ainda não editados no Brasil, são (em tradução livre): A moça que salvou o rei da Suécia e O assassino que sonhava com um lugar no paraíso. Ambos podem ser encontrados em inglês, espanhol, francês e em edição portuguesa.

 

A trama de "O ancião..." desenrola-se num estilo claro, direto e irônico, em que o tempo presente - 2005 - contado em forma de diário, mescla-se com o longo passado do personagem principal, Allan Karlsson. O achado da narrativa está na própria vida de Karlsson. Desde a mais tenra idade, o nosso protagonista abraça as situações que se apresentam em seu dia a dia, sem questioná-las, exatamente como vão surgindo; ao mesmo tempo, o destino o leva a testemunhar fatos marcantes do século 20, inclusive participando deles e neles interferindo, sem que em nenhum momento Karlsson tenha a intenção de fazê-lo.

 

O sabor da narrativa deste "O ancião que..." é ímpar, sobretudo por seu humor insólito, presente da primeira à última linha do texto, incluindo-se um saborosíssimo Epílogo. Ao acompanhar Allan Karlsson em sua longa trajetória, nos vamos dando conta do mundo rocambolesco em que desde sempre vivemos, e talvez nunca mais vejamos os fatos históricos da mesma forma. Ainda que a nossa leitura seja pontuada pelo riso constante, sobra muito espaço para uma boa e oportuna reflexão sobre o ser humano que povoa este planeta e sua História.

 

Boas leituras podem fazer milagres às almas carentes de consolo e esperança. Para aguardar dias melhores, então, certas leituras são o remédio certo, sobretudo quando nos brindam com uma viagem que, além de divertida, refresca a nossa memória sobre fatos e personalidades que marcaram a História. “O ancião que…” é a obra do momento, inesquecível por muito tempo.


   43 Leituras


author image
SARASVATI

Nascida e criada na Índia, estudou na Universidade de Madras, morou em Goa (onde aprendeu português) e viajou pelo mundo em busca de autores e compositores diferentes. Apaixonada pela música brasileira, fixou-se em São Paulo, pela convivência pacífica entre religiões as mais diversas.