LEITURAS E LEITORES


ESTE MUNDO É UMA BOLA: LIVRO FUNDAMENTAL PARA OS DIAS DE HOJE!

A formação cultural da criança na escola e biblioteca escolar constitui desafio para professores e bibliotecários em promover o encontro infantil com a cultura letrada, de modo a respeitar as necessidades do leitor e, ao mesmo tempo, ampliar o encontro contínuo dele com obras literárias ou não. Nesse contexto, a obra escrita e gráfica de Ziraldo é uma das possibilidades para a formação na infância.

O conjunto da obra de Ziraldo trata de temáticas universais, que dizem respeito a todos, mas em especial à criança. A narrativa é fluida, ora divertida, ora ternamente toca nos sentimentos mais recônditos da criança e, acima de tudo, está envolta num enredo artisticamente construído por uma linguagem bem cuidada, sem rebuscamento, explorando a beleza das palavras, as sutilezas da língua portuguesa.

O autor aborda assuntos complexos e leva a criança a se divertir com a coleção Bichim, cuja principal personagem é o Bichinho que vive na maçã. A Personagem passeia pelo dilema existencial do crescimento, por temas da ciência, do espaço, das cores, entre outros assuntos: são 12 livros que compõem essa coleção, organizada tendo em vista a criança que começa a trilhar o caminho de sua formação como leitora.

Nesse contexto, a obra Este mundo é uma bola, coleção Bichim, de Ziraldo tornou-se fundamental para formação cultural e informacional da criança, em especial, quanto ao formato da Terra.

 

 

O enredo inicia-se com o Bichinho/Bichim comparando o formato da maçã onde vive com “... um planeta.” A partir dali começa-se a viagem pelo espaço, por meio da imaginação do Bichinho, navega-se por Saturno, por estrelas, na cauda do cometa, na lua...pela galáxia! Tudo ilustrado pelo inconfundível traço artístico de Ziraldo que não menospreza a inteligência infantil.

No Brasil, de uns dois anos para cá, tem-se disseminado uma falácia em relação à forma da Terra. Inicialmente, parecia brincadeira quando se ouvia contestação ao feitio de nosso Planeta. Mas aos poucos foi-se constatando que há adultos que não querem reconhecer o óbvio: a Terra é esférica, popularmente designada redonda. 

Assim, tenta-se negar a construção de conhecimento científico acumulada ao longo do percurso da humanidade por estudiosos como Pitágoras (séc. IV a.C.), Aristóteles (330 a.C.), Copérnico (1473-1543) e Galileu Galilei (1564-1642). Os astronautas que foram ao espaço e por meio de textos escritos, imagens, depoimentos reafirmaram ser o formato da Terra bem distante de ser plano.

Da galáxia para o quicar de uma bola, bem redonda, o Bichinho passeia por diversas modalidades esportivas: basquete, vôlei, futebol, boliche, tênis, golfe até chegar às bolas mais cotidianas para a criança: colorida de plástico ou “uma pequenina bola de gude” e finaliza com o Bichinho numa esfera azul reafirmando: “Este mundo é uma bola!” 

Referências 

ZIRALDO. Este mundo é uma bola. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

http://www.ziraldo.com/livros/home.htm


   243 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
FALTA
Abril/2020

Ítem Anterior

author image
CHUVA NA BIBLIOTECA
Setembro/2018



author image
ROVILSON JOSÉ DA SILVA

Doutor em Educação/ Mestre em Literatura e Ensino/ Professor do Departamento de Educação da UEL – PR / Vencedor do Prêmio VivaLeitura 2008, com o projeto Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes.