LITERATURA INFANTOJUVENIL


QUEM NASCE EM... É? EU NASCI EM... ENTÃO EU SOU...

Evidente que gostaria que as crianças lessem essa coluna, mas em geral minhas conversas são com os adultos, mas esse mês em especial gostaria que os adultos estimulassem as crianças a pensar que nomes elas recebem por ter nascido na cidade em que nasceram. Ops! Vou explicar melhor: outro dia estava pensando que quem nasce na Bahia é baiano e em Salvador é soteropolitano. Estranho, mas é correto.

 

Então quis contar para quem não sabe que eu nasci em Londrina e sou londrinense. Mas será que é sempre fácil assim? Posso ser chamada também de “pé vermelho”. Engraçado, né?! Isso é porque a cor forte da nossa terra no passado sujava os pés dos londrinenses, pois as ruas eram sem pavimentação e eles (os pés) ficavam sujos e avermelhados.

 

Aí me deu uma vontade de saber dos outros brasileiros. Lembrei que os que nascem em Santa Catarina, são chamados de “barriga verde” e fui buscar explicação: é devido ao peitilho verde característico do uniforme dos militares que, no passado, protegiam as terras catarinenses. Descobri também que os que nasceram na capital – Florianópolis - podem ser chamados de “manezinho da ilha”. Esse é carinhoso! Acho?

 

Você sabe como se chama quem nasceu em Brasília?

 

No início da colonização brasileira, os africanos chamavam os portugueses de candango. No período em que a atual capital do nosso país começou a ser construída, a história se repetiu e aqueles que lá foram trabalhar, vindos de várias partes do país, receberam também o nome de candango. Porém, oficialmente aqueles que nascem em Brasília são brasilienses.

 

Bom, carioca você já sabe: é aquele que nasce na cidade do Rio de Janeiro. Esse nome é devido ao rio Carioca que banha a cidade.

 

Minas Gerais, mineiro. Em Belo Horizonte é belo-horizontino. Prefiro mineiro, uai!

Daí para frente fui lendo jornais, assistindo televisão muito mais atenta para descobrir os nomes – tinha esquecido que quem nasce em Vitória no Espírito Santo é vitoriense ou capixaba.

 

Quem nasce em Itu é ituano e não ituense, como a maioria as pessoas pensam.
 
Maranhão é maranhense (esse é fácil!). Em São Luis, capital do Maranhão, é são-luisense.

 

Sorocaba é sorocabano, mas também é paulista, pois quem nasce em alguma cidade do Estado de São Paulo, com exceção de quem nasceu na cidade de São Paulo, que é paulistano, é paulista.

 

Quem nasce no Rio Grande do Sul é gaúcho (também é fácil). E no Rio Grande do Norte? Resposta: potiguar.

 

Quem nasce no Estado do Amazonas é amazonense e em Manaus é manauara.

 

Fui ficando curiosa e comecei imaginar as cidades com nome composto e confesso que achei alguns sites muito debochados que nem vou divulgar.

 

Encontrei até gente que nem se conhece perguntando: Oi, você ai de Dois Vizinhos (PR)‚ o que você é? O cara respondeu que era Duovizinhense, pelo jeito com muito orgulho!

 

Para terminar não consegui localizar o nome de quem nasce em: Cachorrinho (Amapá), Canastrão (Minas Gerais); Gado Bravo (Paraíba); Gafanhoto (Ceará); Maloca (Pará); Mamonas (Minas Gerais); Pangaré (Paraná); Parafuso (Bahia); Passa e Fica (Rio Grande do Norte); Serrote (Ceará) e Salgadinho (Pernambuco), mas imagino que os brasileiros bem humorados que são, devem brincar com os possíveis nomes que recebem nessas cidades.

 

Sugestão de Leitura?
Vichi! Foi nessa hora que eu percebi que não falei a respeito de nenhum livro hoje. Então levantei da minha confortável cadeira e fui mexer nos meus 796 livros infanto-juvenis e me surpreendi: entre eles não há histórias de cidades. Aí, vasculhei vasculhei vasculhei na minha memória e não me lembrei de nenhum livro infantil que tratasse especificamente de cidades brasileiras.

 

De repente fiquei em dúvida: não há ou eu que não tenho? Alguém sabe responder essa pergunta? Eu não sei, só sei que preciso terminar de escrever a respeito do “Turituré” de Londrina. Você não entendeu nada, né!? Outro dia eu conto...

 

Enquanto isso dê uma olhada na Coluna de setembro 2005 e saiba um pouco do Circuito um cara muito legal que viveu em Londrina. Aproveite e leia livros, sites e demais documentos a respeito da cidade em que você nasceu. Esse é um exercício muito e divertido!


   7211 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
PALAVRAS LOUCAS PALAVRAS
Junho/2009

Ítem Anterior

author image
REFORMA ORTOGRÁFICA E OS LIVROS INFANTIS
Março/2009



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.