CINEMA


O ESCONDERIJO DAS LEMBRANÇAS

Segredos do Coração (Itália, 2005), é um filme sobre relacionamentos. Alguns incorporados à rotina social, embora causem sofrimento, dor, solidão; e um do tipo que é tangido da convivência social, pois além de causar sofrimento, dor e solidão, marca a vida negativamente, para sempre. A diferença é que as conseqüências dos primeiros, relacionamentos normais, o tempo resolve, quanto ao segundo, relacionamento fora da normalidade, o tempo não dissolve.

 

Sabina é a protagonista desses círculos de relacionamentos: vive com Franco, com quem tem uma relação estável; é amiga de infância de Emília, uma homossexual que alimenta uma paixão (por Sabina) desde adolescente; e convive com lembranças nada convencionais da infância de abuso sexual. Lembranças que se escondem no seu consciente como um entronizado segredo. Segredo no sentido literal – pois que nunca dividiu com ninguém. (Segundo um ditado popular, segredo compartilhado por dois deixa de ser segredo, pois é um passo para o público).

 

A protagonista de repente se envolve em uma seqüência de fatos que vai mexer com sua vida: precisa tomar decisões sobre os restos mortais dos pais, questões burocráticas de túmulo; como dubladora de filmes para o cinema, se desestabiliza a partir de uma dublagem de estupro; e tem a informação de que está grávida.

 

A seqüência de estupro desencadeia lembranças indesejadas na sua memória, que se revelam em forma de pesadelo (vê-se na infância sendo abusada sexualmente). Tem a suspeita de que o autor de tal perversão foi o próprio pai. Tal incômodo alinhado à gravidez transforma Sabina, sempre generosa e tranqüila, em uma mulher inquieta, angustiada e desequilibrada no seu relacionamento com Franco, que, por sua vez, não entende o que se passa.

 

 Justamente por estar grávida, e pelo fantasma do abuso paterno, decide procurar ajuda para enfrentar o passado. O pesadelo estava apenas começando. Decide então dar um tempo na relação com Franco, e viajando ao encontro do seu irmão sob a justificativa de ficar um tempo com a família do irmão, que mora nos Estados Unidos. Na verdade, Sabina estava indo em busca de ajuda.

 

Antes, porém, tem que resolver a questão de Emília, com quem tem uma relação de amizade bastante sólida e resolvida, convive respeitando a opção sexual da amiga, pela qual declara o seu amor fraterno e não o amor como mulher.  Amiga de infância, Emília ficou cega e é dependente de Sabina, o seu anjo da guarda.

 

Aparece então Maria, colega do estúdio de dublagem, que é quem a substitui na logística de apoio, enquanto durar a sua ausência. Maria é um dos relacionamentos paralelos aos relacionamentos de Sabina. Abandonada pelo marido que vai viver com uma colega da sua filha, Maria ressente-se da vida e desiste da procura de uma relação afetiva. A proximidade com Emília vai provar o contrário. Maria e Emilia se apaixonam.

 

Enquanto isso, Sabina encontra-se com seu irmão na tentativa de que ele possa ajudá-la esclarecendo alguns pontos obscuros, ou desfazendo algumas dúvidas ligadas ao tormento de ver-se em um sonho ser abusada sexualmente por alguém. Alguém não menos que o seu pai.

 

Daniele, o seu irmão, mudou de país, e é um bem sucedido professor universitário em uma pequena cidade norte-americana. Casou-se e é pai de dois filhos, ambos meninos. Sabina estranha o distanciamento a que ele se impõe em relação aos filhos. Por acaso, em conversa com a cunhada, toma conhecimento que o irmão faz terapia para aproximar-se dos filhos.

 

Vem à tona a verdade. O drama de Sabina aumenta ao saber através do irmão que durante anos ele foi abusado sexualmente pelo pai. Ao crescer e rebelar-se, viu o pai migrar o abuso sexual para a irmã. Não permitiu que ele continuasse quando após a segunda investida jurou matá-lo.  Tudo aconteceu sob o consentimento da mãe, que permitia o abuso por considerar o marido um doente. Enquanto o marido, um professor, exercitava sua perversão no quarto do casal, ela, uma professora, cuidava para que aquele ato fosse segredado em família, enquanto diligentemente na sala, preparava as suas aulas para o dia seguinte.

 

Sabina, mesmo atormentada pela nova revelação, volta para a Itália, para refazer a sua vida com Franco, agora livre do pesadelo de estar sempre escondendo as lembranças de um passado inoportuno, e pronta para lidar com o futuro materno. Embora saiba que, como lhe disse Daniele, “há dores que são incuráveis”.

 

______________________

Segredos do Coração, Itália, 2005. Drama. Direção: Cristina Comencini. Elenco: Giovanna Mezzogiorno (Sabina), Alessio Boni (Franco), Stefania Rocca (Emilia), Angela Finocchiaro (Maria) e Luigi Lo Cascio (Daniele).


   413 Leituras


Saiba Mais





Sem Próximos Ítens

Sem Ítens Anteriores



author image
JUSTINO ALVES LIMA

Bibliotecário aposentado pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado e mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo