GESTÃO EMPRESARIAL NA ERA DA INFORMAÇÃO


NOVAS TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO VISUAL: A INFORMAÇÃO EMPRESARIAL QUE É UM SHOW

É inegável a dimensão hoje alcançada pelas tecnologias de informação e comunicação, especialmente as voltadas a divulgação de marcas e produtos. Os tradicionais outdoors, painéis e todas as demais formas de publicidade já não chamam tanto a atenção de consumidores que são cada vez mais ávidos por novidades, sobretudo as do campo tecnológico. A interação cada vez maior das pessoas com o mundo digital, as novas redes sociais e sua velocidade interativa, além da multiplicidade de ferramentas de acesso a informação de forma virtual aumentam a necessidade das empresas de criarem soluções inovadoras e, sobretudo, soluções criativas para que seus consumidores literalmente encham os olhos e construam em suas mentes a imagem de uma empresa.

 

A imagem de uma empresa pode ser considerada como sendo a sua identidade visual e é um dos fatores que definem a decisão de compra de um produto ou serviço. Nós consumidores sabemos que a forma como uma marca ou produto é apresentada pode ficar eternamente gravada em nossa mente. Desse modo, a criatividade na hora de desenvolver os elementos dessa apresentação vem sendo colocada como um dos principais quesitos pelas áreas de publicidade empresarial.

 

Imagine-se indo a um supermercado para uma simples compra na semana do Natal e ao chegar lá, ao invés da tradicional fachada o que você vê é um show de imagens com papais noéis gigantes entrando em chaminés, presentes saindo por janelas que até ontem não existiam ali, paisagens com neve, tudo isso em proporções imensas que te fazem se sentir uma criança novamente. Ou então, imagine que você está em um evento corporativo e em meio ao jantar as paredes parecem se moverem com a projeção de imagens incríveis e em segundos toda a história dessa empresa passa a ser apresentada, fazendo com que os convidados sintam-se como se estivessem em um outro mundo. Ou ainda, imagine-se em uma feira de negócios com expositores de grandes empresas e em um dos stands todas as informações e imagens dos produtos parecem interagir com você, como se fossem os produtos reais e como se pudessem ser tocados e movimentados. O que você acha também, de presenciar todo um prédio empresarial embrulhado com fitas de presente que se desfazem e refazem laços gigantescos, ou com cascatas de água caindo pela janela e sua marca sendo projetada sob todas as formas e cores possíveis? Ou quem sabe, em uma noite dessas, você passando por uma rua e de repente um outdoor que parecia ser apenas mais um pela cidade, começa a ter as suas imagens e informações que divulgam uma empresa se movendo como se fosse uma tela de TV gigante?

 

Difícil imaginar? Mas isso é possível! Trata-se da mais nova ferramenta capaz de gerir informações empresariais com foco publicitário e que vem sendo empregada nos projetos de comunicação visual em grandes empresas brasileiras. Recentemente as empresas passaram a voltar seu olhar para uma nova possibilidade de apresentação de suas marcas e produtos de forma mais interativa, altamente visual e com características que podem ser consideradas como um grande show de imagens e disseminação da informação empresarial. Todas essas possibilidades podem ser alcançadas com o uso de ferramentas como a projeção mapeada, holografia, realidade aumentada, entre outras ferramentas de gestão da informação visual para publicidade.

 

Entre as que mais chamam a atenção dos públicos está a Projeção Mapeada que, de acordo com NOVA3D (2013) “é a tecnologia que permite o mapeamento de imagens em 3D possibilitando que estas imagens sejam projetadas de forma perfeita sobre superfícies complexas como prédios, casas, carros, máquinas e até mesmo em produtos.” Essas novas tecnologias permitem o mapeamento das superfícies, desde uma parede lisa até prédios com janelas e sacadas, com a finalidade de projetar imagens, textos, figuras e informações diversas que possam atrair o olhar dos consumidores ao criar uma espécie de ilusão ótica. Ainda de acordo com NOVA3D (2013), os resultados dessa ferramenta superam qualquer estratégia de comunicação visual, considerando que são capazes de criar efeitos que prendem a atenção do público, levar as informações fundamentais para as tomadas de decisões utilizando elementos que se assemelham a um verdadeiro show, a chamada “mídia espetáculo”. “Campanhas publicitárias, shows, desfiles e espetáculos de teatro ficam mais ricos com essa tecnologia.”

 

Definitivamente, estamos em um momento em que a gestão estratégica da informação também pode ser utilizada como forma de sustentação das estratégias de marketing. Criar soluções inovadoras, empregar modernos recursos visuais, utilizar estratégias que contemplem novidades tecnológicas aliadas às informações relativas aos negócios das empresas é a forma mais criativa de atrair os públicos de interesse.

 

A gestão estratégica da informação não se limita as rotinas internas da empresa relativas aos fazeres produtivos, nem a elementos de comunicação tradicionais internos ou externos. A gestão estratégica da informação pode e deve acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação voltadas ao marketing, buscando atingir ao público de modo que a identidade visual da empresa seja construída e não seja esquecida. Para isso, nada melhor do que levar até o público uma informação empresarial que é um show!

 

Referências:

NOVA3D Tecnologias. O que é projeção mapeada. 2013. Disponível em: < http://www.nova3d.com.br/#!projecao-mapeada.html> Acesso em: 02 jan. 2014.

 

Mais informações em:

http://www.youtube.com/user/EstudioOctans

http://nova3d.com.br/blog/


   263 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
GESTÃO DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL: BOA INTENÇÃO OU ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA?
Março/2015

Ítem Anterior

author image
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DAS EMPRESAS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Novembro/2013



author image
ELAINE CRISTINA LOPES

Doutora em Ciência da Informação (UNESP-Marília). Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).