LITERATURA INFANTOJUVENIL


“LIVRO-ÁRVORE”, UM LIVRO QUE SE PLANTA

Rosemari  Alves

Bibliotecária

 

Você já ouviu falar do livro árvore? Ciente da importância da leitura, especialmente para as crianças, e preocupada com o impacto ambiental da produção de livros, a editora argentina de livros infantil Pequeno Editor, em parceria com a agência de publicidade FCB Buenos Aires, publicou o livro árvore, aliando a produção ecológica com a formação de leitores conscientes.

 

A educação ecológica por meio da literatura infantil não é novidade, porém ela geralmente é realizada na inserção de mensagens ecológicas no próprio texto, como tema do livro. A inovação da Pequeno Editor é que além da mensagem, na hora do descarte a preocupação com a sustentabilidade é também levada em consideração.

 

O objetivo da iniciativa é ensinar as crianças que os livros vêm das árvores e devem voltar para elas, em um ciclo de sustentabilidade econômica e ambiental. Grudado nas folhas e na capa do livro, feitas a partir de tintas ecológicas e papel alcalino, estão sementes de jacarandá, uma árvore ameaçada de extinção. Diante do desmatamento e dos recursos hídricos para fazer papel, o livro árvore é tanto ferramenta de educação ecológica como instrumento de reparação ao dano ambiental.

 

As instruções no livro explicam como ele vira árvore. Depois de lido, de preferência com uma criança para lhe ensinar sobre o respeito pela natureza, o livro deve ser umedecido e guardado num local fresco e sem luz solar, até que germine. Plantá-lo à superfície, sem cobrir de terra, é o passo seguinte. Depois é só garantir que ele seja regado com frequência para ver crescer uma árvore.

 

Lançado em março deste ano com o título “Mi papa estuvo en la selva” e baseado em fatos reais, a história é narrada por um menino que descreve as aventuras de seu pai em uma selva do Equador. Ele foi escrito pelo argentino Gusti e ilustrado pela francesa Anne Decis.

 

A campanha repercutiu internacionalmente e levantou a causa ambiental na educação infantil. Se tiver seguidores, no futuro quem sabe muitos livros serão “livros árvore”, pois a importância da leitura e a preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação constante tanto dos adultos quanto da meninada. Portanto, ambos os elementos mencionados devem ser expostos ao pequeno leitor, a fim de que cresça com boa bagagem intelectual e se torne um cidadão com consciência ecológica.

 

Por enquanto o livro não está sendo comercializado. Quem tiver interesse em ter acesso ao “Livro Árvore” deverá fazer o pedido pelo e-mail libroarbol@pequenoeditor.com. Ou entrar no endereço eletrônico http://issuu.com/pequeno_editor/docs/mi_pap___estuvo_en_la_selva-_my_dad, para ler online.

 

Gostou da ideia? Se a resposta for sim talvez ache interessante também a proposta dos portugueses Mónica Oliveira e Nuno Bernardes que desenvolveram o papel florescente. Um papel reciclado que parece normal mas tem sementes. Pode ser plantado depois de utilizado e dá, por exemplo, manjericão, agrião ou cravos. Para saber mais sobre o papel acesse: http://p3.publico.pt/actualidade/ambiente/8115/papel-florescente-ou-como-um-postal-pode-dar-rucula.

 

Ou o lápis Sprout, criação de três estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, ao ser proposto um trabalho no qual teriam de apresentar um produto de escritório sustentável para o futuro. Um lápis que, quando fica pequeno e não serve mais para escrever, pode ser plantado e dar origem a uma planta. Do lápis brota dez plantas à escolha: seis ervas aromáticas, duas flores e dois vegetais. Mais informações no site: http://p3.publico.pt/actualidade/ambiente/10785/e-se-pudesses-plantar-o-teu-lapis.

 

REFERÊNCIAS

 

ECODESENVOLVIMENTO. “Livro-árvore” que pode ser plantada depois de lido incentiva educação ambiental. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2015/maio/livro-arvore-pode-ser-plantado-depois-de-lido. Acesso em: 19 ago. 2015.

 

UN LIBRO que se planta - Libro Árbol. Produção: Pequeño Editor, 2’20”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?t=122&v=8Io1_0YLIAE. Acesso em: 20 ago. 2015.


   286 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
HUGO CABRET
Fevereiro/2016

Ítem Anterior

author image
QUANDO A RAIVA CRESCE
Julho/2015



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.