LITERATURA INFANTOJUVENIL


O QUE LER?

Sempre me perguntam o que ler para uma criança que tem dificuldade de dormir? O que eu leio para uma criança que coloca a culpa do que fez errado em outra criança? Não é perigoso ler contos de fadas? Ele só quer histórias em quadrinhos, o que faço?

 

Só tenho uma resposta (mesmo porque não sou dona da verdade, algo tão comum entre os adultos nas redes sociais): leia de forma plural - multiplique a leitura em gênero, tema, quantidade, linguagem, suporte...

 

Além disso, leve a criança a criar seu próprio modo e ritmo de leitura. O que significa? Liberdade! Todos desejam liberdade e a criança, em especial, precisa dela para se construir intelectualmente e emocionalmente.

 

Leia livros, mas também filmes, músicas, espetáculos e pessoas. Pessoas como avó, avô, amigos mais velhos, pois a troca intergeracional está cada vez mais escassa. Tenho na memória muitas vozes, entre elas do meu avó Nicolau e do meu pai José que já se foram, a da minha mãe ainda ouço dia e noite  

 

Não tenho certeza, mas me parece que há, de forma quase generalizada, a desvalorização da história e da memória. Só é bom o que temos hoje! Quanto mais eu conseguir acumular melhor! Estou com número enorme de seguidores nas redes! Fui lá, e causei!

 

Aparentemente estas falas são só de jovens e de adolescentes, mas não. Muitos adultos (ou que se acham adultos) falam assim.

 

Penso que está faltando leitura! Leitura de texto, mas principalmente leitura de mundo, leitura de gente, leitura crítica. Portanto, é na criança que está nossa esperança!

 

Se quiser que a criança conheça o passado, outras culturas e respeite cada uma, dê a ela a oportunidade de conhecer bibliotecas, livrarias, gibitecas, teatros, cinemas, circos, conservatórios (acho que não chama mais assim!) e outros espaços de sabedoria. Sabedoria a gente não compra, adquire em uma relação dialógica (estamos precisando dialogar!)


   249 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
A PRESENÇA DOS PAIS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA
Novembro/2016

Ítem Anterior

author image
HUGO CABRET
Fevereiro/2016



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.