TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL


  • Esta coluna tem a proposta de convergir os temas tecnologias da informação e comunicação com o marketing digital, visando criar um novo momento de discussão para a inclusão sociodigital nas unidades de informação. Abordaremos temas como: mídias sociais, novas práticas de marketing, internet das coisas, big data, e muito mais em torno da evolução do usuário e do profissional na era digital?

TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

author image
BARBARA COELHO

Doutora em Educação, mestre em Ciência da Informação. Graduada em Biblioteconomia e Letras. Atualmente em estudos de Pós-doutorado sobre Marketing Digital para Educação pela UNB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS. Coordena o Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Digital (LTI). Palestrante e autora do livro Tecnologia e Mediação: uma abordagem cognitiva para inclusão digital.

Últimas Inclusões

Julho/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O CONTEXTO DISRUPTIVO ADVINDO DA COVID-19

Hodiernamente, as diferenças ficaram mais visíveis entre o mundo físico e o mundo digital. No primeiro o contexto de pandemia tem cerceado locomoções, afetado a economia e, em alguns casos, tem prejudicado contatos. No segundo, temos v...

Maio/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

QUAIS CAMPOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL O BIBLIOTECÁRIO PRECISA ESTUDAR?

Em 1989 uma doutora em psicolinguística e um Ph.D. em Engenharia Elétrica escreveram um relevante artigo sobre as perspectivas da inteligência artificial (IA) na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Embora não tendo sido escri...

Abril/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

QUEM É A SUA PERSONA?

    Fonte: Geralt – Pixabay. Persona, avatar ou ‘Buyer Persona’, trata-se de uma técnica importante para o marketing digital que quer dizer a criação de uma persona fictícia ind...

Março/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DO SEO PARA OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

      As regras de negócios mudaram, pois em todos os setores de atividade, a difusão de novas tecnologias digitais e outras ameaças disruptivas transformam, paulatinamente, os mo...

Março/2019
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

MÉTODOS: PESQUISA DE MARKETING DIGITAL - PARTE 3

        TÉCNICAS PARA ABORDAGEM QUALITATIVA: Delphi e os grupos focais Meu caro leitor e leitora, nesta...

Agosto/2018
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

MÉTODOS: PESQUISA DE MARKETING DIGITAL – PARTE 2

      Técnicas para Abordagem Qualitativa Entrevistas, Observação e Técnicas Projetivas No texto anterior tratamos sobre os tipos de abordagens mais usuais para as pesquisa...

Abril/2018
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

TIPOS DE ABORDAGEM PARA PESQUISAS DE MARKETING DIGITAL - SÉRIE ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA MKT DIGITAL

    Vamos começar uma série de textos explicando aspectos metodológicos para pesquisas de marketing digital. Depois que comecei a me debruçar sobre esse tema recebi alguns questionamento...

Janeiro/2018
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

COPYWRITING PARA EDUCAÇÃO: LEIA ESTE TEXTO E ATRAIA PELA PALAVRA

Você já ouviu falar em Copywriting?  O copywriting é a arte da escrita persuasiva. É uma das etapas mais importantes do marketing digital. Com uma comunicação assim você pode incluir chamadas para ação e influenciar as pess...

Dezembro/2017
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

COMPUTAÇÃO COGNITIVA: NOVAS PERSPECTIVA PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    Este post é sobre a computação cognitiva e como ela vai impactar a nossa vida por meio, principalmente, do marketing digital. Recentemente, uma das áreas que envolvem a Ciência da I...

Outubro/2017
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

ENTENDENDO OS MECANISMOS DE BUSCA NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

  Fonte da imagem: D.Laganzon   Você já se questionou sobre a missão dos mecanismos de busca na Web? Quando pensamos nisso chegamos ao entendimento de que é algo muito próx...

Setembro/2017
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS: POTENCIALIZADORAS DAS REDES SOCIAIS NAS BIBLIOTECAS

  (Fonte: civilservicelocal, 2017) Então, se não é de agora que as redes sociais digitais são tratadas como estruturas relevantes na literatura científica, por que você ainda não incorporo...

Agosto/2017
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

PRESSUPOSTOS DA INCLUSÃO SOCIODIGITAL EM CONVERGÊNCIA COM O MARKETING DIGITAL EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO

  (Fonte: Pixabay) Esta coluna pretende discutir dois temas relevantes frente as demandas educacionais. Foi com a intenção de observar o conceito de inclusão sociodigital, que surgiu o estímu...

Arquivo

Não há Colunas antigas