OUTROS TRECOS E DOAÇÕES


TRATANDO USUÁRIOS GROSSOS

Para quem tem de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se julgam superiores aos outros é sempre um processo de desgaste. Mas pode-se destruir um ignorante com originalidade, como na história adaptada.

 

Uma funcionária de biblioteca universitária, de curso de direito, administração e engenharia localizada no estado de São Paulo, mereceria receber um prêmio pela esperteza, humor e talento ao lidar com um usuário chato e encrenqueiro.

 

Era um daqueles dias de biblioteca lotada, véspera de exame na escola. Uma única funcionária atendia no balcão de empréstimo e tentava resolver o problema de uma longa fila de usuários.

 

De repente, um usuário irritado cortou a fila, e jogou um livro e o cartão sobre o balcão e disse:

 

- Eu tenho que retirar esta obra, e tem que ser agora, anda logo que estou com pressa!


A funcionária com tranquilidade respondeu:

 

- Você desculpe, terei todo o prazer em atendê-lo, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.

 

O usuário irredutível disse bastante alto para que todos na fila ouvissem:

 

- Você faz alguma idéia de quem eu sou?


Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e dirigindo-se para os membros da fila e também para os demais na sala de leitura anunciou (alto e bom som):

 

- Um minuto da atenção de todos, por favor? (a voz ecoou por toda a biblioteca). E continuou:

 

- Nós temos aqui no balcão de empréstimo uma pessoa que não sabe quem é, deve estar perdida... Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão de empréstimo. Obrigada.

 

Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o usuário olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:

 

- Eu vou te fuder na diretoria!


Sem recuar, ela sorriu e disse:

 

- Desculpe, mas mesmo para isso, você vai ter que esperar na fila, tem muita gente querendo o mesmo. Além, é claro, do meu namorado.

 

Contribuição Beth tecária - Campina Grande, Pb.

Autor: Fernando Modesto

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FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.