TRATANDO USUÁRIOS GROSSOS
Para quem tem de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se julgam superiores aos outros é sempre um processo de desgaste. Mas pode-se destruir um ignorante com originalidade, como na história adaptada.
Uma funcionária de biblioteca universitária, de curso de direito, administração e engenharia localizada no estado de São Paulo, mereceria receber um prêmio pela esperteza, humor e talento ao lidar com um usuário chato e encrenqueiro.
Era um daqueles
De repente, um usuário irritado cortou a fila, e jogou um livro e o cartão sobre o balcão e disse:
- Eu tenho que retirar esta obra, e tem que ser agora, anda logo que estou com pressa!
A funcionária com tranquilidade respondeu:
- Você desculpe, terei todo o prazer em atendê-lo, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O usuário irredutível disse bastante alto para que todos na fila ouvissem:
- Você faz alguma idéia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e dirigindo-se para os membros da fila e também para os demais na sala de leitura anunciou (alto e bom som):
- Um minuto da atenção de todos, por favor? (a voz ecoou por toda
- Nós temos aqui no balcão de empréstimo uma pessoa que não sabe quem é, deve estar perdida... Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão de empréstimo. Obrigada.
Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o usuário olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:
- Eu vou te fuder na diretoria!
Sem recuar, ela sorriu e disse:
- Desculpe, mas mesmo para isso, você vai ter que esperar na fila, tem muita gente querendo o mesmo. Além, é claro, do meu namorado.
Contribuição Beth tecária - Campina Grande, Pb.