MÉTODOS E TÉCNICAS DE PROSPECÇÃO E MONITORAMENTO INFORMACIONAL (3)
Para não esquecer os conceitos básicos, entende-se por prospecção informacional o método ou técnica que visa a identificação inicial de dados, informação e conhecimento relevantes para a organização. Monitoramento informacional é o método ou técnica de observação e acompanhamento constante de dados, informação e conhecimento relevantes ao negócio da organização.
Várias ferramentas auxiliam enormemente a prospecção e o monitoramento informacional. Aliás, as tecnologias de informação e telecomunicação (T. I. C.'s) são fundamentais para o desenvolvimento dessas duas atividades tão importantes para o processo de inteligência competitiva. Dentre elas pode-se citar:
1 Data Mart (D. M.)
Os Data Mart são na verdade segmentações do Data Warehouse (D. W.), que é uma ferramenta que congrega diferentes Data Mart e será explanado posteriormente. Os D.M.'s surgem das necessidades específicas de um determinado setor da organização. Isso é muito comum, pois existem pessoas que possuem maior afinidade com as T.I.C.'s e acabam acompanhando o avanço desse tipo de tecnologia, bem como trazem-nas para dentro da organização, visando desenvolver bancos de dados que atendam as necessidades do setor em que estão inseridas. Nesse caso, é o setor que contribui para o banco de dados maior da organização. No entanto, os Data Mart podem surgir através de uma decisão da alta administração, uma vez que podem ser implementados aos poucos, resolvendo questões pontuais de diferentes setores até chegar ao banco de dados integrado que é o Data Warehouse. Esse tipo de tática visa a diminuição de custos de implementação, bem como visa atender de forma prioritária setores que não podem esperar um projeto mais abrangente que atenda toda a organização.
Figura 1
2 Data Warehouse (D.W.)
Pode-se conceituar o D.W. como sendo um
conjunto de bancos de dados (D.M.'s) integrados, que visa subsidiar a tomada de
decisão. Esse tipo de sistema apóia enormemente o processo de inteligência
competitiva organizacional.
A quantidade de dados, informação e
conhecimento gerado dentro e fora da organização, necessita de tecnologias de
informação que agilizem o acesso a essa massa informacional. O D.W. possibilita
a integração de diversos bancos de dados, de maneira a organizar os dados e as
informações de uma forma mais eficaz. Possibilita também, armazenar, tratar e
extrair dados/informações de diferentes bancos de dados (D.M.'s), bem como
analisar e agregar valor através do Online Analytical Processing (OLAP), que é
um aplicativo para a realização da análise de dados, uma vez que permite o
acesso a diferentes aspectos informacionais como tempo, espaço, categoria
(tipologia), valor etc. Além disso, gera diferentes tipos de relatórios visando
a tomada de decisão organizacional, como exemplo pode-se citar as séries
históricas. O DW utiliza-se do modelo multidimensional para integrar os dados e
informações armazenados, possibilitando assim diferentes relacionamentos nessa
massa informacional. Isso faz com que os resultados obtidos sejam mais eficazes,
do ponto de vista da qualidade de resposta obtida na pesquisa.
Figura 2
3 Data Mining
Também conhecido como mineração de dados (prospecção e monitoramento) é o processo de extrair dados e informações relevantes a partir de bases de dados. Possui técnicas para efetuar desde uma simples consulta a um banco de dados, explorar e inferir informação útil a partir dos dados pesquisados, descobrir relacionamentos escondidos nos bancos de dados prospectados/monitorados, até envolver inteligência artificial (I.A.). O Data Mining é fundamental para o funcionamento do D.W., pois as ferramentas pesquisam automaticamente possíveis relacionamentos de dados e informações, ou seja, o Data Mining analisa os dados, descobre problemas ou oportunidades subliminares nos relacionamentos dos dados/informações e diagnostica o comportamento dos negócios, requerendo a mínima intervenção do usuário.
Figura 3
4 Executive Information Systems (E.I.S.)
Os Sistemas de Informações Executivas (E.I.S.) visam
atender as necessidades dos executivos de uma organização, quanto a obtenção de
informações para a tomada de decisão. O E.I.S. é estruturado de forma a atender
os diferentes níveis de conhecimento das pessoas que o acessam. A interface mais
usual desse tipo de sistema é a interface gráfica, ou seja, os resultados das
pesquisas são demonstrados através de gráficos e tabelas. Os dados e informações
apresentados têm alto índice de valor agregado. O E.I.S. pode extrair dados e
informações de diferentes fontes de informação, cobre tanto as fontes
informacionais externas quanto as fontes informacionais internas. Nesse sentido,
é importante mencionar que o E.I.S. cobre tanto dados e informações geradas no
presente quanto no passado.
As principais características do E.I.S. são:
a) é um sistema mais voltado para as estratégias da organização; b) possibilita
a customização do acesso, de acordo com cada executivo da organização; c) a
flexibilidade do sistema permite que o próprio usuário altere o nível de
detalhamento das informações que quer receber/acessar; d) permite que o
executivo realize análises, comparações entre diferentes tipos de
informação.
Figura 4
Essas são algumas ferramentas que podem
ser utilizadas para a realização da prospecção e do monitoramento informacional
em organizações, visando o processo de inteligência competitiva. O uso dessas
tecnologias de informação contribuirá para que a equipe de I.C. possa
desenvolver suas atividades de prospecção, monitoramento, análise, agregação de
valor, elaboração de produtos e serviços informacionais e disseminação dos
dados, informações e conhecimento relevantes para a organização.