ACERVO GERAL


REVENDO AS LEIS DA BIBLIOTECA SEGUNDO AS LEIS DE MURPHY

Apesar da Biblioteca possuir  6 livros sobre um mesmo assunto, os professores irão sempre indicar um único livro para o mesmo tópico ao mesmo tempo aos seus alunos.

 

O orçamento estabelecido pela Organização é sempre inversamente proporcional às necessidades orçamentárias da Biblioteca.

 

É a biblioteca implantar um sistema simples para descobrir que todos os seus usuários tornaram-se gênios de repente.  

 

Um livro "perdido" no acervo permanecerá desaparecido até a sua substituição quando o bibliotecário for ordenar a prateleira para colocar o novo exemplar na estante.  

 

Livros permanecerão verticais na estante até que se coloque outro livro ao lado deles.  

 

Você finalmente revisou o catálogo de fichas após colocá-lo em ordem durante um ano e descobre uma semana depois a necessidade de realizar uma nova revisão completa.

 

Quando o professor recomenda um livro da biblioteca para seu aluno, pode ter certeza que foi indicada a única cópia que ele mesmo emprestou e encontra-se com um amigo em viagem ao Peru.

 

Os estudantes sempre pedem um artigo de 400 palavras para elaborarem um texto de 500 palavras.

 

Mude com frequência a biblioteca. Isto lhe permite colocar a culpa em seu antecessor para qualquer coisa que estiver errado.

 

Elaborar 17 cabeçalhos de assunto para um livro e na hora da busca descobrir que deveria ter elaborado 18.

 

Se um professor, antecipadamente, discutir com você uma visita à biblioteca, é quase certo que ele estará ausente nos dias programados, o seu substituto não poderá realizar a visita, e quando o professor retornar não poderá fazer a visita porque tem que compensar tempo perdido.

 

A única vez no mês em que você tira 5 minutos para ler a revista Playboy é justamente quando seu chefe entra na biblioteca.  

 

Lei do Serviço de Aquisição na Biblioteca: Se for um livro bom, está em falta. Se for um livro excelente, está esgotado.  

 

Não importa quantos livros você tenha sobre um determinado assunto o estudante sempre irá pensar que ele é muito grande.

 

A "super" síndrome da inutilidade dos serviços de informação. As bibliotecas sempre estão vazias quando: o presidente da empresa, o prefeito, o governador, o secretário, o diretor da escola ou superintendente qualquer vêm visitá-la.  

 

Se a biblioteca tem um sistema que funciona deve estar fazendo tudo errado.

 

Quando você gasta metade do orçamento da biblioteca para atender ao pedido de um professor para um curso ou uma pesquisa, certamente o professor deixará a escola ou sairá para uma pós-graduação, e o curso será cancelado ou a pesquisa será mudada.

 

Não importa por quanto tempo você guarde um artigo ou uma informação que nunca precisou. Ela fará falta um dia após tê-la jogado fora.

 

Se você perdeu uma publicação sobre determinado assunto haverá 35 usuários que irão solicitar exatamente aquele assunto da revista.  

 

Os livros não estão perdidos exceto esses que são os mais procurados e os mais difíceis de serem substituídos.

 

Todo bibliotecário deveria ter um auxiliar em tempo integral, isto lhe permitiria pôr a culpa em alguém.  

 

Se tudo está bom para você provavelmente está na biblioteca errada.  

 

Quando você cataloga novamente um livro para corrigir um erro, está criando sete novos problemas automaticamente.

 

Se você fecha a biblioteca 3 dias antes do final do ano para realizar o inventário, é fato que os professores irão lhe pedir para realizarem pesquisa na biblioteca justamente nesses dias.

 

Os livros mais finos têm os números de classificação mais longos.

 

Fonte:

IFLANET Library Humour: REVEYRAND'S LIBRARY LAWS
(with apologies to Murphy)
.
Disponível em: http://www.ifla.org/I/humour/humour.htm. Acesso em: 12/12/2005.

(Livre adaptação e tradução de Fernando Modesto)

Autor: Fernando Modesto

   29 Leituras


author image
FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.