PRIMEIRA PÁGINA


BIBLIOTECA ERÓTICA É VENDIDA NA FRANÇA POR US$ 7 MILHÕES


Mil exemplares de literatura erótica, de 1527 a 1975, pertencentes à Biblioteca Gerard Nordmann, foram vendidos pela Christie's de Paris por 5,66 milhões de euros (US$ 7,4 milhões), anunciou nesta sexta-feira a casa de leilões.
Segundo a fonte, este é o preço pago "mais alto por uma biblioteca erótica em mais de 30 anos".

A venda foi realizada em dois dias, em 25 de abril e nesta sexta-feira.

A coleção erótica de Gerard Nordmann, única no mundo, era composta de livros, manuscritos, cartas e outros documentos, cujos autores são clássicos da literatura erótica ou anônimos.
Uma das obras mais disputadas foi a "Sonneti Lussuriosi", de Pietro Aretino (1492-1556), que foi adquirida por 325.600 euros (425.000 dólares), um preço recorde para um livro erótico vendido em leilão.

Também havia obras de escritores e artistas célebres, como Voltaire, Bataille, Dalí, Flaubert, La Fontaine, Maupassant, Sade e Verlaine.


Divulgado por Leticia Baptista – Enviado para Infohome em 16/12/2006

   60 Leituras


Próximo Ítem

author image
LIVROS ARRUMADOS “PELAS CORES”
Março/2008

Ítem Anterior

author image
UMA LOIRA NA BIBLIOTECA
Fevereiro/2008



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.