GERAL


COLETIVO SABOTAGEM


O Coletivo Sabotagem é uma entidade anarquista rizomática surgida na primeira década do século XXI no Brasil em defesa da libertação informacional e pela extinção de patentes bem como dos direitos editoriais, considerados pela ótica deste grupo como nocivos ao justo compartilhamento do conhecimento pelo surgimento de um mundo melhor.

 

Ação Direta e Criminalização

 

Tendo como principal ferramenta de transformação política a ação direta e a desobediência civil o Coletivo Sabotagem disponibiliza através de sua página na internet diversos livros ilegalmente digitalizados, bem como textos, imagens e documentários relacionados a temática anarquista estando presente também entre os conteúdos desta página manuais de digitalização de livros e de montagem de rádio-transmissores ilegais.

 

Devido a quebra dos direitos autorais de livros considerados bestsellers o Coletivo Sabotagem foi processado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) a partir da solicitação de uma de suas editoras associadas. No entanto este processo não pode se concretizar já que os membros do coletivo não puderam ser localizados. Ainda assim a CBL, através da ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos) vêm buscando formas de despolitizar as ações do grupo e retirar sua webpage do ar.


Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Vinicius Simões – Enviado para “Comunidade UEL” em 31/10/2007

   797 Leituras


Próximo Ítem

author image
APRUEBAN LEY DEL EJERCICIO PROFESIONAL EN BIBLIOTECOLOGIA (PERU)
Janeiro/2008

Ítem Anterior

author image
BIBLIOTECÁRIA AMERICANA BANE WIKIPEDIA DA VIDA ESCOLAR
Dezembro/2007



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.