PRIMEIRA PÁGINA


LIBERDADE DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE DIREITO COMPARADO


Autor: Toby Mendel - Editora: Unesco

 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) publicou a versão português do livro “Liberdade de Informação: Um Estudo de Direito Comparado”. A publicação apresenta uma análise da legislação sobre direito à informação em 14 países, como Uganda, Estados Unidos, México e Reino Unido. O livro também avalia o papel dos governos e as políticas relacionadas ao tema.

O livro é a tradução da segunda edição, revisada e ampliada, da obra “Freedom of Information: A Comparative Legal Survey”, lançada originalmente em inglês em 2008. Escrita por Toby Mendel, o livro tem tido papel importante ao auxiliar instituições públicas e privadas e os Estados-membros da UNESCO a lidar com a legislação sobre liberdade de informação.

Para o autor, o Brasil está cada vez mais envolvido nesse debate, citando que "11 países na América Latina tem leis sobre liberdade à informação e o Brasil deverá se tornar em breve o 12° da lista, quando criar leis próprias sobre o assunto".


Divulgado por Carlos Moreira - Enviado para "3.setor" em 26/02/2010

   51 Leituras


Próximo Ítem

author image
INFOHOME TEM ACESSO BLOQUEADO EM JUNDIAÍ
Março/2010

Ítem Anterior

author image
TROCANDO LIVROS
Fevereiro/2010



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.