GERAL


TERMINAL DO TRANSCOL TERÁ BIBLIOTECA

  • Autor não informado
  • Janeiro/2008

Daniela Souza

Que tal um encontro com alguns dos maiores mestres da literatura em pleno terminal de ônibus? Parece inusitado, mas a partir de amanhã os usuários das linhas do Transcol poderão contar com uma biblioteca pública em cada terminal. O primeiro a receber a novidade, chamada de Projeto Biblioteca Transcol, será o de Laranjeiras, na Serra.

 

Um dos idealizadores do projeto, o diretor da ONG Universidade para Todos, Rodrigo Trazzi, explica que a idéia veio de outro Estado. "Em uma viagem para São Paulo observamos que há biblioteca na estação do metrô e então resolvemos buscar apoio para implementar o serviço nos terminais da Grande Vitória", destaca. Serão oferecidas obras da literatura infantil, infanto-juvenil, biografias, auto-ajuda, além de clássicos da literatura mundial e brasileira.

 

No time de escritores que estará à disposição nas prateleiras do Biblioteca Transcol estão: Luís Fernando Veríssimo, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Dráuzio Varella e J.K. Rowling. Segundo Trazzi nos primeiros dias de funcionamento serão ofertados 300 exemplares. Está prevista a aquisição de mais 200 livros, a serem escolhidos por meio de sugestões dos próprios associados.

 

"Todas as pessoas que passarem pelo terminal poderão pegar os livros. Para isso será preciso se cadastrar utilizando documento de identidade e comprovante de residência. Cada exemplar poderá ficar com o usuário por 15 dias, prorrogáveis por mais 10", explica Trazzi.

 

O lançamento da primeira Biblioteca Transcol acontece às 8h30 de amanhã. O horário de funcionamento do módulo será de segunda a sexta-feira, das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas. A assessoria de imprensa da Ceturb informou que o próximo terminal a receber o serviço ainda será definido.

 

A diretora presidente da Ceturb, Denise Cadete, destaca a importância do projeto. "A Biblioteca Transcol vai facilitar o acesso aos livros para aqueles que gostam de ler, mas que no dia-a-dia não têm tempo de ir até uma biblioteca, além de estimular a prática entre aqueles que não costumam ler".

 

O Projeto Biblioteca Transcol é realizado através de uma parceria entre a ONG Universidade para Todos, o governo do Estado, através da Ceturb e da Secretaria de Estado da Cultura e da Arcelor Mittal Tubarão (CST), essa última responsável pela doação dos livros.

 

Veja alguns títulos do acervo

 

· O Monge e o Executivo: Uma História sobre a Essência da Liderança (James C. Hunter)· Harry Potter e a Pedra Filosofal ( J.K. Rowling)· Estação Carandiru (Dráuzio Varella)· Grande Sertão: Veredas (João Guimarães Rosa)· O Código da Vinci (Dan Brown)· A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak)
· O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)· Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado)
· O Sítio do Picapau Amarelo (Monteiro Lobato)· As Mentiras que os Homens Contam (Luís Fernando Veríssimo)
Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Roberta Trindade Falcão – Enviado para “bibamigos” em 16/08/2007

   18 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.