PRIMEIRA PÁGINA


BIBLIOTECA DO VATICANO LIBERA MANUSCRITOS NA INTERNET


O Vaticano colocou nesta quarta-feira à disposição dos internautas os primeiros 256 manuscritos da Biblioteca dos Papas, graças a um projeto que pretende disponibilizar na internet mais de oitenta mil documentos. Até agora, os manuscritos tinham permanecido fechados na Biblioteca do Vaticano protegidos por rígidas medidas de segurança e conservação e só podiam ser consultados por 250 especialistas, informou hoje o jornal Corriere della Sera.

O projeto pretende pôr à disposição de qualquer pessoa as páginas destes documentos, que serão digitalizados com o uso de uma tecnologia da Nasa, empregada para conservar as imagens de suas missões espaciais. Um dos objetivos com a digitalização é evitar a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta dos especialistas.

A Biblioteca do Vaticano foi criada por volta do ano 1450 pelo papa Nicolás V, nos fundos de sua própria biblioteca pessoal. Entre suas joias estão o "Codex Vaticanus", um dos mais antigos manuscritos da Bíblia grega que se tem notícia.


Fonte: Terra - 30/01/2013

   53 Leituras


Próximo Ítem

author image
JOGOS EDUCATIVOS
Fevereiro/2013

Ítem Anterior

author image
BRITÂNICOS MENTEM SOBRE LIVROS QUE LERAM
Janeiro/2013



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.