MARCADOR DE LIVRO ENVIA TUITES PARA LEITORES RETOMAREM A LEITURA
Redes sociais e
comunicadores instantâneos juntaram-se às inúmeras tarefas cotidianas das
pessoas, roubando o espaço de uma atividade saudável e prazerosa para a mente: a
leitura. Na campanha da Mood para a editora Penguin, em vez de um vilão que
impede o leitor de encarar os últimos capítulos do livro, o digital atua como um
aliado. Tweet
For Read (Tuíte para ler, em tradução livre do inglês), eleito pelo IAB Brasil
como o melhor case de julho, consiste em um marcador de página que emite um
alerta no Twitter quando a pessoa passa um tempo sem ler. A ferramenta possui um
sensor de luz e um timer que é ativado no escuro. Se o título não for aberto
durante uma semana – ou um período previamente programado), um nano computador
com wi-fi localizado no dispositivo dispara um tuíte para o perfil do leitor com
uma frase do autor que está sendo lido. A
ação partiu de uma pesquisa da Fundação Pró-Livro e do Ibope Inteligência,
divulgada no início do ano, cujos dados apontam que a queda do hábito de leitura
deve-se ao fato de que as pessoas preferem ver entretenimento na televisão e na
internet.