PRIMEIRA PÁGINA


PRIMEIRO CURSO SURGIU NO BRASIL EM 1911


Foi na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que surgiu o primeiro curso de biblioteconomia do Brasil, em 1911. Esse primeiro curso tinha a duração de dois anos e, com um programa erudito, formava muito mais amantes dos livros do que bibliotecários.

Uma formação mais profissional para o bibliotecário começou a se configurar a partir de 1936, na Biblioteca Municipal de São Paulo, que depois passou a ser chamada de Mário de Andrade. A partir daí, a biblioteconomia ganhou um grande impulso no país.

Em 1962, a profissão foi regularizada. Na década de 70, surgiram os cursos de mestrado, e, na de 80, os de doutorado. Hoje, a biblioteconomia é oferecida em 37 instituições do país, a grande maioria pública.

Mais informações podem ser obtidas no Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo: www.crb8.org.br.


Fonte: Folha de S. Paulo / Fovest - São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

   72 Leituras


Próximo Ítem

author image
LEITURA E MAL DE ALZAIMER
Junho/2015

Ítem Anterior

author image
LIVRO – LANÇAMENTO
Maio/2015



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.