GERAL


LÍNGUAS FALADAS NO MUNDO


6 mil – é o número de línguas faladas no mundo, das quais metade pode desaparecer até o fim do século. As regiões de maior diversidade linguística (Malásia, África subsaariana e América do Sul) contam com maior número de línguas em risco de extinção.

1.200 – era a quantidade de línguas faladas no território que hoje é o Brasil no período da chegada dos europeus, no século 16. Em quinhentos anos, houve uma perda de mil línguas no país.

817 – é o número de pessoas que se declaram indígenas (ou 0,42% da população), segundo o Censo Demográfico de 2010, do IBGE.

43% - das 6 mil línguas do mundo estão em perigo, segundo o Atlas das Línguas do Mundo em Perigo, publicado no ano passado [2010].

231 – é o número de línguas que já foram extintas no mundo desde a década de 1950, das quais 12 eram do Brasil.


Fonte: Língua Portuguesa, ano 5, n. 68, p. 24-25, jun. 2011

   86 Leituras


Próximo Ítem

author image
DETENTO É APROVADO EM 1š LUGAR EM CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPB
Abril/2017

Ítem Anterior

author image
NA MADRUGADA DE SP, MAIOR BIBLIOTECA PÚBLICA ESTÁ DE PORTAS ABERTAS
Abril/2017



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.