GERAL


BIBLIOTECÁRIOS POR CIDADE NO PARANÁ


Constantemente o CRB-9 é questionado sobre o número total de bibliotecários no Paraná e quantos há por cidade. Para sanar esta dúvida, realizamos um levantamento, cujos dados apresentamos a seguir.

Dos 1883 registrados no CRB-9, ao longo de 50 anos de existência do Conselho, há atualmente 767 bibliotecários com registro ativo no CRB-9 e destes, nada menos do que 311, ou seja, 40% estão em Curitiba, que vem seguida de 157 profissionais (20%) em Londrina e 45 (6%) em Maringá.

Na cidade de Foz do Iguaçu há 20 bibliotecários (2,6%), seguida de Cambé com 19 (2,5%) e Ponta Grossa com 16 (2,1%). Em Cascavel e São José dos Pinhais há 11 bibliotecários (1,4%), em Colombo 10 (1,3%), Guarapuava e Pinhais 9 (1,1%) e Matinhos e Toledo 7 (0,9%). Outras cidades possuem menos de 1% dos profissionais com registro ativo no CRB-9.

Ao mesmo tempo em que os números apresentam uma concentração nos grandes centros, também apontam oportunidades para desbravar o mercado em cidades de menor porte.

Adriano Lopes - Presidente do CRB-9


Fonte: CRB-9

   263 Leituras


Próximo Ítem

author image
HISTORIADOR TENTA RECONSTRUIR BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE MOSSUL APÓS SAÍDA DO ESTADO ISLÂMICO
Agosto/2017

Ítem Anterior

author image
ALUNOS ASSUMEM GESTÃO E REVITALIZAM BIBLIOTECA DE ESCOLA NA ZONA NORTE
Junho/2017



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.