GERAL


MOÇÃO DE APOIO À UNILA E À UFPR

  • Autor não informado
  • Agosto/2017

O Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região (CRB-9), ao analisar a proposta de Emenda Aditiva à Medida Provisória nº 785/2017, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), que tem como propósito converter a Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR), vem manifestar sua posição em defesa da manutenção daquela Instituição e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ressaltamos a magnitude da lei de criação da Unila (Lei 12.189/2010), que estabeleceu como missão “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul – MERCOSUL”, e que tem como base o parágrafo único do artigo 4º da Constituição Federal de 1988.

Como outras universidades contemporâneas à sua criação, a Unila tem demonstrado sua importância para o desenvolvimento da região fronteiriça entre Brasil e Paraguai, além de promover as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé característico das universidades.

A mudança do nome e do foco da Unila (instituição em franco processo de consolidação) mostra-se como mero capricho de agentes públicos eleitos que deveriam prezar por uma política de Estado voltada à qualidade do ensino e não a objetivos eleitoreiros.

No mesmo sentido, a possível desvinculação de dois Câmpus da Universidade Federal do Paraná para compor a UFOPR – conforme proposta do excelentíssimo Deputado – afetaria o direcionamento tomado pela Instituição, na busca da promoção do ensino qualificado, e mostra-se como um desrespeito ao trabalho de suas equipes gestoras atual e passadas. Trata-se claramente de um atentado ao bom senso e de desperdício de recursos públicos.

Adriano Lopes

Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região

Divulgado por Adriano Lopes – Enviado para CRB9 em 11/08/2017


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.