GERAL


EDUSP CONTRIBUI PARA ENRIQUECER ACERVOS DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS

Uma parceria com bibliotecas públicas estabelece doações regulares de títulos da editora

Com o objetivo de apoiar a atualização dos acervos das bibliotecas e incentivar a leitura, a Reitoria desenvolveu uma parceria entre a Editora da USP (Edusp) e as bibliotecas públicas municipais das cidades que abrigam campi da Universidade, estabelecendo doações regulares de títulos da editora.

Os primeiros lotes de livros já estão sendo entregues e, a partir de agora, as bibliotecas selecionadas poderão escolher e solicitar as obras que estejam alinhadas com os interesses da comunidade. Dessa forma, espera-se que os livros possam ser disponibilizados mais rapidamente a potenciais leitores.

Para a diretora da Edusp, Valeria de Marco, “a iniciativa, além de contribuir para atualizar as coleções das bibliotecas municipais – que têm grande dificuldade para manter uma política de formação de acervo –, também é uma forma de divulgar a produção da Edusp e ampliar as possibilidades de interação entre a Universidade, as bibliotecas públicas e os cidadãos desses municípios”.

Outra importante vantagem da iniciativa é o fortalecimento das relações entre os profissionais das bibliotecas públicas municipais e os das bibliotecas universitárias, já que estes últimos ajudam na escolha e requisição dos títulos e na logística da entrega dos livros.

Uma das bibliotecas contempladas foi a Biblioteca Municipal de Pirassununga Chico Mestre, que recebeu, no dia 1º de fevereiro, um lote com 73 obras da Edusp. O secretário municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga, Roberto Bragagnolo, esteve presente na biblioteca, acompanhando a bibliotecária Tábita e o bibliotecário da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Girlei Lima, para receber a doação das obras.

Além da Biblioteca Chico Mestre, outras instituições públicas contempladas com a iniciativa são as bibliotecas Rodrigues de Abreu (em Bauru), Sérvulo Gonçalves (em Lorena), Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (Piracicaba), Guilherme de Almeida (Ribeirão Preto), Amadeu Amaral (São Carlos) e Costa Norte (São Sebastião).

Autor: Erica Yamamoto
Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Marcos da Silva Gomes – Enviado para Infohome em 05/02/2018

   67 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.