GERAL


PARANÁ É UM DOS POUCOS NO PAÍS QUE POSSUI ASSOCIAÇÃO, CONSELHO E SINDICATO DE BIBLIOTECÁRIOS


A história, que já dura quase 68 anos teve início em 18 de dezembro de 1952, quando foi fundada a Associação Paranaense de Bibliotecários (A.PR.B) e que teve sua primeira presidente eleita, a bibliotecária Maria Mäeder Gonçalves, em 26 de junho de 1953.

Em 12 de junho de 1959 foi criada também a Associação de Bibliotecários do Paraná (A.B.PR.) e em 15 de setembro do mesmo ano, Maria Mäeder Gonçalves também foi eleita presidente.

Em 11 de junho de 1968 foi fundada a Associação Bibliotecária do Paraná, resultado da fusão da Associação Paranaense de Bibliotecários com a Associação de Bibliotecários do Paraná e a bibliotecária Ione Samwais foi a primeira presidente. Em 25 de janeiro de 1980 foi adquirida a primeira sede da Associação, localizada na Rua Monsenhor Celso, nº 225, 11º andar, Curitiba – PR, onde funciona até a presente data.

O Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região, por sua vez, foi criado em 16 de agosto de 1966 e tinha com jurisdição os estados do Paraná e Santa Catarina. Somente na década de 1980 é que o estado de Santa Catarina foi separado da jurisdição do Paraná e recebeu o número da 14ª Região do Sistema CFB/CRB (CRB-14).

Em 1985 foi criada a Associação Profissional dos Bibliotecários do Paraná (APBPR) exigência legal para a criação de sindicatos e em 11 de novembro de 1991 foi criado o Sindicato de Bibliotecários do Estado do Paraná (SINDIB-PR), que até 2019 estava localizado no mesmo endereço da Associação Bibliotecária do Paraná.

Nestas quase sete décadas de história das instituições, muitos foram os que contribuíram para o fortalecimento da profissão de bibliotecário. Conhecer esta história e respeitá-la deve ser uma constante para todos nós.

Preparamos uma arte com as atribuições de cada uma e também uma linha do tempo com os principais acontecimentos, que estão em arquivos anexados. (Ver no site do CRB-9)


Fonte: CRB-9

   102 Leituras


Próximo Ítem

author image
DETENTA CONSEGUE NA JUSTIÇA DIREITO DE CURSAR BIBLIOTECONOMIA NA UFBA
Novembro/2020

Ítem Anterior

author image
PROJETO ADIA PARA 2022 PRAZO PARA TODA ESCOLA TER UMA BIBLIOTECA
Outubro/2020



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.