PRIMEIRA PÁGINA


INDICAÇÃO DE LEITURA - 130


ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Biblioteca pública ingênua, astuta e crítica. Revista Eletrônica da ABDF. v.5, n.1, p.48-67, jan./jun. 2021.

Disponível em: https://revista.abdf.org.br/abdf/article/view/161/156

Resumo - Aborda e discute a biblioteca pública a partir dos entendimentos que, historicamente, ela foi estudada e compreendida. Elenca características das bibliotecas públicas tradicionais e discorre sobre elas. A partir da defesa do objeto da Biblioteconomia como sendo a mediação da informação e não a informação registrada, propõe analisar as bibliotecas públicas a partir de três grandes concepções, recuperadas das ideias de Paulo Freire sobre a consciência e aplicadas no estudo. Essas concepções são: biblioteca pública ingênua, biblioteca pública astuta e biblioteca pública crítica. Cada uma dessas concepções é apresentada, com maior ênfase para a biblioteca pública crítica

OFAJ



   83 Leituras


Próximo Ítem

author image
INDICAÇÃO DE LEITURA - 131
Setembro/2021

Ítem Anterior

author image
INDICAÇÃO DE LEITURA - 129
Setembro/2021



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.