GERAL


BIBLIOTECÁRIO UNIFESP PARTICIPA PELO TERCEIRO ANO DE JÚRI DO PRÊMIO PORTUGAL TELECOM

  • Autor não informado
  • Julho/2010

Djair Rodrigues de Souza, bibliotecário da Biblioteca Central da Unifesp, participa pela terceira vez do júri do maior prêmio de literatura em língua portuguesa. O júri que seleciona os premiados é composto por escritores, poetas, professores, jornalistas e críticos literários, fazendo com que a presença de um único profissional de ciência da informação seja um fato relevante.

 

A divulgação dos vencedores da primeira fase da oitava edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2010 deve acontecer dentro de um mês. O prêmio contempla romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia e autobiografia, escritas em língua portuguesa e publicadas no Brasil em 2009.

 

"Este ano foi um dos mais difíceis de fazer a escolha. O nível dos concorrentes está altíssimo e devemos escolher apenas cinco, o que me fez coçar a cabeça e roer unhas várias vezes. Nomes como Chico Buarque, José Eduardo Agualusa, Moacyr Scliar, Nélida Piñon, Mia Couto e até José Saramago, que já ganhou um Nobel, estão concorrendo. Mas o prêmio diz respeito à obra inscrita e não ao conjunto da obra dos autores. No fim, após feitas as escolhas e enviados os votos, tento seguir critérios sensatos e não apaixonados ou de fã, de amigo. Mas fica sempre um travo na boca de ter escolhido este cálice e não aquele, sabendo-os todos tão saborosos", declarou Djair.

Fonte: BIREME - Boletim Interno - PSI - 27/04/2010
Divulgado por Djair Souza - Enviado para Infohome em 22/06/2010


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.