GERAL


A BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE – CIRCULANTE REABRIU EM 21 DE JULHO, TOTALMENTE REFORMULADA

  • Autor não informado
  • Agosto/2010

Em 21 de julho passado foi reaberto um importante espaço da Biblioteca Mário de Andrade: a Circulante, área que oferece livre acesso ao acervo e se destina à leitura, pesquisa e empréstimo. Essa reabertura marca a conclusão da primeira etapa do Plano integrado de recuperação e modernização da Biblioteca, uma ação de valorização do patrimônio público e de incentivo à revitalização do centro de São Paulo, que contou com o apoio financeiro do BID.

 

Criada em 1944, a Circulante, depois de passar por vários endereços na cidade, retorna agora ao edifício principal da biblioteca, onde nasceu. Com o acervo totalmente informatizado, instalações adequadas e amplo espaço para pesquisa local, a Circulante oferecerá, além de serviços de consulta e empréstimo e orientação à pesquisa, intensa programação cultural - encontros com escritores, pesquisadores, artistas e antigos frequentadores, lançamentos editoriais, leituras dramáticas, oficinas, saraus, dentre outras atividades. A área de convivência oferece, também, espaço dedicado à leitura de jornais e revistas e, futuramente, um café.

 

ACERVO

 

A Circulante reabre com seu acervo renovado e todo informatizado e abrigará as seguintes coleções: a Coleção Circulante propriamente dita, disponível para consulta e empréstimo, com mais de 42.000 volumes, que contempla todas as áreas do conhecimento, com ênfase em literatura e ciências humanas. Essa coleção é continuamente atualizada e, desde 2005, mais de 7.000 novos títulos foram a ela acrescidos.

 

Outra coleção disponível no espaço da Circulante é a Coleção São Paulo, composta de materiais audiovisuais e bibliográficos sobre a cidade de São Paulo disponíveis para consulta local. Pretende ser um centro de informação, pesquisa e referência sobre a cidade, com ênfase em história da cidade (logradouros, edifícios relevantes, instituições culturais e educacionais), arquitetura e urbanismo, monografias de artistas que tenham São Paulo como tema, Linguajar paulistano; Culturas paulistanas; Artes visuais; Artes cênicas e do espetáculo; Música; Educação; Questões sociais; Indicadores e análises socioeconômicas e culturais; Demografia; Políticas públicas; Saúde pública; Botânica, Zoologia, Meio ambiente; e Turismo, dentre outros assuntos.

 

Com mais de 3.500 volumes, encontra-se, também, no espaço da Circulante, a Coleção de Referência, destinada exclusivamente à consulta local. É composta por dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e outras fontes de pesquisa nas várias áreas do conhecimento.

 

A Circulante abriga, também para consulta local, uma amostra do acervo recebido regularmente pela Biblioteca Mário de Andrade que, desde 1958, é depositária de material publicado por aquela instituição internacional e por agências internacionais, tais como Unicef, CEPAL, FAO, etc.

 

Saiba mais sobre a Circulante pelo site:  http://www.bma.sp.gov.br

 

Endereço: Av. São Luis, 235 – Centro  - 01203-000 – São Paulo, SP

 

Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 8h30 às 20h30- Sábados das 10h00 às 17h00

 

Contato:

Fone: PABX (11) 3256-5270 - E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Site: http://www.bma.sp.gov.br


   20 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.