PRINCIPAL
COLUNAS
CURIOSIDADES
DESBASTANDO O ACERVO E OUTROS TRECOS DA BIBLIOTECONOMIA
EXPERIÊNCIAS
GENERALIDADES
MERCADO
NOTÍCIAS
TEXTOS
PESSOAL
DISCIPLINAS
CADASTRO
CONTATO
NOTÍCIAS

LIVROS RAROS DO INSITUTO DE BOTÂNICA SÃO ROUBADOS
[16/02/2012]

Suspeita é que o crime tenha sido encomendado.

 

Livros raros foram roubados ontem do Instituto de Botânica de São Paulo por homens armandos.

 

Por volta das 16h, duas pessoas armadas renderam os dois seguranças do local e invadiram a biblioteca, onde mantiveram bibliotecários e estagiários reféns.

 

Depois, os assaltantes, obrigaram uma das funcionárias a abrir o local, fechado por grades, onde as obras estavam guardadas.

 

Segundo as testemunhas, eles procuravam por três obras de 15 volumes datadas do final do século 19 e começo do século 20.

 

São os livros "Sertum palmarum brasiliensium", de 1903 (dois volumes), "Flora Fluminensis", de 1827 (11 volumes) e "Bambusees", de 1013 (dois volumes).

 

Os livros estão entre os mais importantes da botânica brasileira, com registros de espécies e das primeiras expedições feitas no país.

 

O órgão afirma suspeitar que o crime tenha sido encomendado. Funcionários do Instituto, que é ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, afirmam que os homens relataram que as obras seriam mandadas para o exterior.

 

A secretaria afirma que não é possível estimar o valor monetário das obras, que não têm mais exemplares disponíveis para a substituição.

 

Imagens de câmeras do local devem ser analisadas pela Polícia Civil.



(Fonte: Folha de São Paulo, p. C3, 03/02/2012)



Desenvolvido por LLT Hosting & Development © Info Home 2005