GERAL


SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP COMEMORA 30 ANOS COM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor não informado
  • Abril/2012

"Conhecimento: custódia e acesso" é o título da exposição, que discute o resgate, a preservação e o acesso ao conhecimento.

 

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promoverá, entre os dias 13 de março e 30 de abril, a exposição "Conhecimento: custódia e acesso", instalada no espaço onde antes funcionava a livraria da Imprensa Oficial do estado. A realização é do SIBi, dirigido pela professora Sueli Mara S. P. Ferreira. A curadoria da exposição é do professor Marcos Galindo, com desenvolvimento expográfico da Rainmaker projetos e produções.

 

A exposição "Conhecimento: custódia e acesso" aborda a problemática do resgate, preservação e acesso ao conhecimento para assinalar a tensão envolvida na relação entre esses elementos e as mudanças excepcionais que as novas tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo na sociedade contemporânea, no sentido da democratização crescente do acesso ao legado de conhecimento da humanidade que sempre se abrigou nas bibliotecas ao longo da história.

 

A mostra busca, assim, discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e práticas sociais que permitiram tornar a informação acessível e fortalecê-la como matéria-prima básica para a construção de novas formas de conhecimento.

 

Para a diretora do Sibi, Sueli Mara S. P. Ferreira, no limiar de seus 30 anos de existência, o Sistema Integrado de Bibliotecas busca tornar transparente a ação de mais de 800 profissionais em 44 bibliotecas alocadas nos campi da Universidade. "É o momento de se efetivar o diálogo necessário entre bibliotecas públicas universitárias e a sociedade. Para tanto, idealiza-se esta exposição de modo a resgatar a memória da informação científica e tecnológica, procurando recuperar uma perspectiva crítica da ação do sistema de informações da USP, na qual buscamos destacar a função social das bibliotecas de maneira geral e, em particular, as universitárias, com vista ao planejamento do futuro e à sua plena integração no novo ciclo de desenvolvimento que se faz anunciar".

 

Portal de Busca Integrada - Em contraponto a um tradicional catálogo de fichas (modelo de recuperação da informação utilizado pelas bibliotecas), a exposição contará com equipamentos para consulta ao Portal de Busca Integrada de conteúdos científicos, que será lançado especialmente nesta ocasião, recorrendo ao que de mais inovador e sofisticado está disponível no mercado, os discovery systems (sistemas de descoberta).

 

Serão seis computadores com telas touch screen, que permitirão o acesso a mais de dois milhões de livros, 10 mil títulos de periódicos eletrônicos, 100 mil teses defendidas na USP, 594 mil itens de produção USP e 264 mil e-books.

 

Ao longo da exposição, ícones QRCode oferecerão outras dicas de pesquisa em bases de dados e materiais disponíveis para os visitantes. Visitantes com baixa visão, dislexos, cegos e surdos cegos poderão recorrer a computadores preparados para leitura em braille e áudio dos textos referente aos painéis e acompanharam os vídeos também por legenda.

 

Ao final, o catálogo bilíngüe (português e inglês) da exposição em versão impressa e áudio-livros estarão disponíveis on-line. Será possível ainda download do texto tanto em formato PDF como dos áudio-livros em qualquer um dos dois idiomas.

 

Exposição "Conhecimento: custódia e acesso" - De 13 de março a 30 de abril

Museu de Língua Portuguesa Estação da Luz, s/n - Portão 01, antiga sala da Livraria da Imprensa Oficial Centro - São Paulo (SP)

 

Entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h Informações: (11) 3091-4195 (SIBiUSP) / www.sibi.usp.br/30anos/

(Ascom da USP)

Fonte: JC e-mail 4452, de 09 de março de 2012
Divulgado por Francicleide Pereira de Lima - Enviado para "biblio-UFF" em 19/03/2012

   11 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.