GERAL


BRASIL ULTRAPASSA MARCA DE 100 MILHÕES DE ACESSOS EM BANDA LARGA

  • Autor não informado
  • Junho/2013

Brasília, 22 – O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de acessos em banda larga no dia 7 de maio. O anúncio dessa grande conquista foi feito ontem (21) pelo presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações, Antonio Carlos Valente, durante abertura do 57º Painel Telebrasil.

 

De acordo com levantamento da Telebrasil, o crescimento do número de acessos nos últimos doze meses foi de 37%, com 27 milhões de novas conexões ativadas no período. Do total de 100 milhões de acessos, 78,7 milhões são de banda larga móvel e 21,3 milhões de banda larga fixa.

 

A evolução mais significativa em número de acessos nos últimos doze meses se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a maio de 2012. Na banda larga móvel, 64,1 milhões são de conexões celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

 

A novíssima tecnologia de quarta geração (4G), inaugurada com sucesso no dia 30 de abril e que permite velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com cerca de 50 mil acessos.

 

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 16%, com a ativação de 456 municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estão instaladas em 3.371 municípios, onde moram 89% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 86 municípios receberam as redes de 3G.

 

Sem falar na cobertura de 4G, que já foi instalada nas seis cidades-sede da Copa das Confederações – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador – e está sendo expandida antecipadamente para outros municípios, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

 

Na banda larga fixa, por sua vez, o crescimento nos últimos doze meses foi de 14%, com a ativação de 2,7 milhões de acessos no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

 

Internautas – Outros dados confirmam essa expansão. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), o número de brasileiros com acesso à internet mais que dobrou de 2005 a 2011. Nesses seis anos, o universo de internautas cresceu 143%. O maior crescimento foi registrado entre as classes de menor renda e entre os brasileiros de menor escolaridade. Também foi detectada expansão maior nas regiões Norte e Nordeste. A PNAD não levou em conta as conexões por tablets e smartphones.

Divulgado por Ricardo Nascimento – Enviado para “Bibliofortce” em 22/05/2013


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.