GERAL


HÁBITO DE LEITURA PROTEGE O CÉREBRO DA DEGENARAÇÃO DA IDADE, DIZ PESQUISA


Cerca de 300 pessoas com idade média de 89 anos participaram do estudo. Cientistas encontraram menos alterações no cérebro de quem lê.

 

Para muita gente, manter o cérebro ativo já faz parte da receita para prevenção do declínio das funções cerebrais da idade. Uma pesquisa mostra que o hábito da leitura protege o cérebro da degeneração e diminui as mudanças no tecido cerebral.

 

No estudo, cerca de 300 pessoas com idade média de 89 anos passaram por uma avaliação da memória nos seis últimos anos de vida. Elas responderam a um questionário sobre as atividades de leitura e outras que estimulassem o cérebro durante toda a vida a partir da adolescência.

 

Após a morte desses participantes, os cérebros foram estudados e os pesquisadores encontraram menor número de alterações provenientes da degeneração cerebral e a presença de placas no tecido do cérebro. As alterações eram correlacionadas aos resultados dos testes feitos na fase inicial da pesquisa.

 

Veja vídeo disponível no link:

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/07/habito-da-leitura-protege-o-cerebro-da-degeneracao-da-idade-diz-pesquisa.html


Divulgado por Boletim SAB – Vértice Books – Informativo n.23

   98 Leituras


Próximo Ítem

author image
ASSOCIAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - ABESP
Julho/2013

Ítem Anterior

author image
SEM MEDO DE CONCORRÊNCIA OU DO CENÁRIO, NOVAS EDITORAS SE LANÇAM NO MERCADO
Julho/2013



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.