GERAL


LER LIVROS CAUSA AÇÕES INVOLUNTÁRIAS NO CÉREBRO, MOSTRA ESTUDO

  • Autor não informado
  • Maio/2014

O que faz um livro ser emocionante para o seu cérebro? Pesquisa birtânica revela quer ler obras literárias causa ações involutárias no cérebro

 

Quando você executa qualquer movimento motor, como soprar uma vela, segurar um garfo ou bater uma bola, acaba ativando uma área específica do córtex cerebral associada com a execução de ações voluntárias. Surpreendentemente, utilizando os recursos da neuroimagem, pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que essa parte do cérebro também é ativada quando uma pessoa escuta ou tranquilamente lê um romance.

 

A pesquisa apontou que essas áreas entram em funcionamento quando certos verbos referem-se a movimentos como por exemplo, fumar, jogar e pular. Em outras palavras, um livro é emocionante quando trabalha com os diversos sentidos do leitor.

 

Os resultados foram publicados na revista Neuron, e pode servir como uma dica interessante para os escritores que desejam fazer um romance que traga muita emoção.

Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Rosalvio Sartortt – Enviado para “Bibliotecarios” em 28/02/2013

   7 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.