GERAL


CONSELHO DO LIVRO E LEITURA TOMA POSSE

  • Autor não informado
  • Outubro/2014

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou nesta terça-feira (23/9) da posse dos membros do Conselho Diretivo e da Coordenação-Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Os dois grupos terão mandatos de dois anos, renováveis por igual período. "Estamos contentes de ter mais esta possibilidade de ativar, reforçar e fazer caminhar as ações do Plano Nacional de Livro e Leitura", afirmou a ministra.

 

Para o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, o ato representa uma retomada de diálogo com todos os lados da cadeia produtiva do setor literário.

 

O conselho é formado por 21 integrantes, entre titulares e suplentes, representando o setor público e a sociedade civil. Por parte do Ministério da Cultura (MinC) integram o conselho a secretária-executiva, Ana Cristina Wanzeler; o secretário de Políticas Culturais, Américo José Córdula; o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Fabiano dos Santos; a diretora de educação e comunicação da Secretaria de Políticas Culturais, Juana Nunes Pereira e o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto.

 

Do Ministério da Educação (MEC), participam do conselho a coordenadora geral de materiais didáticos, Juana Nunes Pereira; a secretária de educação básica, Maria Beatriz Moreira Luce e a secretária de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão, Macaé Maria Evaristo dos Santos; a diretora de formulação de conteúdos educacionais, Mônica Gardelli Franco e o coordenador geral de educação de jovens e adultos, Antônio Carlos Ramos Pereira.

 

Os especialistas em leitura que integrarão o conselho são Eliana Yunes, como titular e Cláudia Santa Rosa como suplente; ao lado de Adriana Cybele Ferrari, como titular, e Adelaide Ramos e Côrte, como suplente.

 

Da parte de autores de livros, os integrantes são Affonso Romano de Sant'Anna, como titular e Rodrigo Ciriaco, como suplente.

 

Representando os editores foram convidadas a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, como titular e Maria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz, da Associação Brasileira de Editores de Livros, como suplente.

 

Dos especialistas em acessibilidade vão participar do conselho Moisés Bauer Luiz como titular e Deise Talarico Pupo como suplente.

 

O Conselho Diretivo tem como competência estabelecer as metas e estratégias para a execução do Plano Nacional de Livro e Leitura. O calendário de atividades – incluindo encontros e fóruns- de 2015 será definido na próxima reunião do grupo marcada para 15 de dezembro.

 

Coordenação-Executiva

 

José Castilho Marques Neto, Fabiano dos Santos, Junia Sales Pereira também irão compor a coordenação-executiva do PNLL, como titulares e Elisa Campos Machado e Daniel Valentim como suplentes.

 

Já em nome da Fundação Biblioteca Nacional, participarão da coordenação Ângela Fatorelli (titular) e Marcus Venício Toledo Ribeiro (suplente). Do Colegiado Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Márcia Cavalcante e Bernardo Gourbanov foram convidados para serem membros titular e suplente, respectivamente.

 

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura

Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Rosalvio José Sartortt – Enviado para “Bibliotecários” em 26/09/2014

   18 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.