GERAL


RS JÁ TEM 23 BIBLIOTECAS QUE EMPRESTAM E-BOOKS

  • Autor não informado
  • Dezembro/2014

O estado do Rio Grande do Sul já tem pelo menos vinte e três bibliotecas de acesso público prontas para começar a emprestar eBooks virtualmente, um serviço apontado por especialistas como solução para atrair os leitores mais jovens e estancar o esvaziamento que se verifica nos últimos anos. O estado aparece entre os cinco com maior número de bibliotecas digitais instaladas.

 

A novidade chegou, este ano, ao Brasil e já está presente em 26 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul existem bibliotecas digitais em 19 municípios, sendo cinco na capital Porto Alegre. (veja a lista completa de municípios abaixo)

 

Os usuários podem pegar emprestados os livros digitais de qualquer lugar com internet e ler no computador, tablet, e-reader e até no celular, inclusive depois de desconectar (desde que o texto seja mantido na tela). Para se cadastrar, os interessados devem ir pessoalmente a qualquer uma dessas bibliotecas e já sai de lá apto a pegar emprestado até três eBooks simultâneos pelo prazo de 15 dias, podendo renovar uma vez.

 

Por enquanto, estão à disposição dos leitores 1.000 eBooks de autores nacionais e estrangeiros em domínio público, da Coleção de Clássicos da Árvore de Livros, a plataforma de empréstimo digital que está operando nessas cidades. Futuramente, as bibliotecas poderão ampliar seu catálogo e passar a oferecer outros 14 mil títulos, incluindo lançamentos atuais.

 

A chegada das bibliotecas digitais ao estado do Rio Grande do Sul é o resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM), Observatório do Livro e da Leitura, Fundação Palavra Mágica e a Árvore S/A. “Investimentos em tecnologia costumam ser altos e, mesmo assim, rapidamente ficam defasados”, afirma o diretor do Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Segundo ele, a iniciativa deve beneficiar principalmente as pequenas e médias cidades que, em geral, costumam ter dificuldades para aderir e implementar inovações tecnológicas justamente por causa dos custos. Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, garantir maior acesso das populações aos livros “é um importante caminho para proporcionar avanços na área da educação”.

 

O acordo prevê também a manutenção da plataforma e o treinamento virtual dos bibliotecários e técnicos das bibliotecas municipais e comunitárias. As prefeituras e bibliotecas interessadas em receber gratuitamente sua biblioteca digital podem entrar em contato pelo e-mail bibliotecas@arvoredelivros.com.br.

 

Relação dos 19 municípios do Estado do Rio Grande do Sul que já implantaram a biblioteca digital:

 

Municípios (RS)

Boa Vista do Buricá

Butiá

Cacique Doble

Canguçu

Canoas

Carlos Barbosa

Eldorado do Sul

Floriano Peixoto

Guaíba

Imbé

Lagoão

Lavras do Sul

Porto Alegre (5)

Rio Pardo

Rodeio Bonito

Rondinha

Sobradinho

Triunfo

Vale Verde

Fonte: Clique Aqui

   12 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.