GERAL


IMPRIMA SUAS FOTOS, RECOMENDA ‘PAI DA WEB’


Ele projeta “buraco negro de informação”.

De São Paulo

Futuros historiadores verão o início do século 21 como “um buraco negro de informação”, a não ser que uma espécie de “pergaminho digital” seja criado para preservar o conteúdo da rede. O alerta é de Vint Cerf, um dos “pais” da internet.

Segundo o “Financial Times”, na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, Cerf disse que os bits não vão desaparecer, mas que seu significado poderá ser perdido se as informações não forem salvas com detalhes do aparelho em que os programas rodam, incluindo softwares e sistemas operacionais.

“Nós estamos jogando todos os nossos dados no que pode se tornar um buraco negro de informação”, disse Cerf ao jornal “The Guardian”. Para ele, as informações são digitalizadas com o objetivo de preservá-las, mas se outras medidas não forem tomadas, essas versões digitais podem ser ainda piores que os originais. “Se há fotos com as quais você realmente se importa, imprima-as”, acrescentou.

Fonte: Folha de São Paulo, p.A15, 17/02/2015

   86 Leituras


Próximo Ítem

author image
EMPRESA PAGA R$ 100 POR LIVRO LIDO A FUNCIONÁRIOS
Março/2015

Ítem Anterior

author image
AMERICANO DEIXA MILHÕES DE HERANÇA “SURPRESA” PARA CARIDADE
Fevereiro/2015



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.