PRINCIPAL
COLUNAS
CURIOSIDADES
DESBASTANDO O ACERVO E OUTROS TRECOS DA BIBLIOTECONOMIA
EXPERIÊNCIAS
GENERALIDADES
MERCADO
NOTÍCIAS
TEXTOS
PESSOAL
DISCIPLINAS
CADASTRO
CONTATO
NOTÍCIAS

JUBILEU DE OURO DA BIBLIOTECONOMIA É COMEMORADO NO CONGRESSO NACIONAL
[27/08/2015]

“Os 50 anos da regulamentação da profissão de bibliotecário foram comemorados em dois eventos especiais na segunda-feira, 17 de agosto, no Congresso Nacional. Pela manhã, o Plenário da Câmara dos Deputados promoveu uma sessão solene em homenagem aos bibliotecários; e, à tarde, o auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, sediou um seminário com o tema Políticas Públicas para Bibliotecas.

 

“Considerada a primeira sessão solene da história do parlamento em homenagem aos profissionais bibliotecários, o evento [...] [contou com a participação] de representantes de várias gestões do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia e representantes de entidades do setor.  A abertura da sessão contou com a exibição de um vídeo em homenagem à profissão com o depoimento de parlamentares como Chico Alencar e Jean Willis do PSol. [...] Na ocasião, foi lançado, ainda, pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) um carimbo e um selo comemorativo em homenagem aos bibliotecários.

“[...] A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Regina Celi Sousa, lembrou que os 50 anos de história da profissão foram marcados pela atuação do Conselho em conceitos democráticos, liberdade e direito ao acesso à informação, cultura e conhecimento. “A universalização das bibliotecas escolares foi o feito mais recente de nossas conquistas. Um salto rumo ao fortalecimento da Educação em nosso país. Os conselhos agem para que os serviços de bibliotecários prestados pelo setor público e privado sejam sempre de melhor qualidade. Hoje celebramos a solidificação de uma área profissional com amplo legado social.”

“À tarde, o auditório Petrônio Portela sediou o seminário Políticas Públicas para Bibliotecas. A iniciativa do Sistema CFB/CRB teve apoio da senadora Fátima Bezerra, relatora do Projeto de Lei do Senado nº 28/2015, que institui a Política Nacional de Bibliotecas. [...] Estiveram presentes representantes e lideranças do setor bibliotecário de todos os estados brasileiros, professores e dirigentes de bibliotecas. As resoluções serão encaminhas para a senadora Fátima Bezerra, para serem consideradas em sua relatoria. Em seguida o projeto será enviado para compor a pauta da Casa.”



(Fonte: Release divulgado pelo CFB)



Desenvolvido por LLT Hosting & Development © Info Home 2005