GERAL


NÚMERO DE LIVRARIAS CAI E O DE BIBLIOTECAS SOBE NO BRASIL


Robson Sales

 

RIO - A proporção de cidades com livrarias diminuiu nos últimos 15 anos, segundo o suplemento de cultura do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1999, 35,5% dos municípios do país informaram possuir pelo menos uma livraria; em 2014, esse percentual caiu para 27,4%.

 

O gerente de pesquisas e Estados federativos do IBGE, Antônio Carlos Alkmim dos Reis, no entanto, tentou amenizar a informação durante apresentação dos dados. Segundo o responsável pelo levantamento, o IBGE não contabilizou as vendas pela internet, em bancas de jornais e supermercados. "Houve uma mudança na forma de consumo", afirmou. "Isso não quer dizer que as pessoas estão lendo menos. Equipamento é estoque, não é fluxo", disse Alkmim.

 

Praticamente todas as cidades informaram possuir pelo menos uma biblioteca pública; de acordo com o IBGE, 97,1%. Em 1999, essa proporção era bem menor: 76,3% responderam positivamente.

 

Em contrapartida, apenas 15,1% disseram ter algum ponto de leitura e somente um em cada quatro municípios informaram ter museus - 15 anos antes, esse percentual era de 15,5%.

 

A pesquisa também concluiu, pela primeira vez, que 25% das cidades tinham banca de jornal.

 

Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, os dados do estudo indicam que "é impressionante o grau de exclusão [cultural], acessibilidade às artes". O suplemento de cultura foi produzido pelo IBGE em parceria com o Ministério da Cultura.


Fonte: Valor – 14/12/2015

   291 Leituras


Próximo Ítem

author image
PROJETO LEITURA DE BOLSO ENVIA TRECHOS LITERÁRIOS DIARIAMENTE VIA WHATSAPP
Fevereiro/2016

Ítem Anterior

author image
O BRASIL MAIS CONECTADO
Fevereiro/2016



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.