GERAL


DIA DO BIBLIOTECÁRIO – MENSAGEM DA ABECIN

  • Autor não informado
  • Março/2017

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ABECIN) PARABENIZA OS BIBLIOTECÁRIOS POR SUA DATA COMEMORATIVA

 

Celebrar o dia do Bibliotecário é para a ABECIN relembrar seu compromisso com a formação deste profissional. Temos a missão de apoiar a formação acadêmica de qualidade, para que o Bibliotecário possa atuar em diferentes segmentos da sociedade, bem como seja apto a desenvolver competências e habilidades para realizar suas práticas profissionais em uma perspectiva ética.

 

A consolidação do perfil de mediador da informação condizente com as demandas sociais e princípios fundamentais de uma profissão deve ser a base da formação do Bibliotecário.

 

Com as transformações que ocorrem no cenário social, político, econômico, científico e tecnológico de nosso País, o bibliotecário deve assumir a posição de protagonista. Desse modo, as competências, habilidades e atitudes desenvolvidas por esse profissional devem voltar-se à responsabilidade de informar para formar sujeitos críticos e reflexivos que possam compreender de fato o contexto em que estão inseridos para, assim, realizarem mudanças em seus ambientes sociais.

 

A Diretoria da ABECIN apoia a formação deste profissional em todas as suas possibilidades e acredita que os Bibliotecários, entre outros profissionais da informação, podem e devem realizar a diferença para o futuro do País, seja qual for o ambiente de atuação, na formação inicial dos sujeitos – biblioteca escolar; no acolhimento de todos os sujeitos – biblioteca pública; na formação e qualificação profissional – biblioteca universitária; no aprimoramento profissional – biblioteca especializada; entre outros tantos ambientes de trabalho, sabe que vocês exercem muito mais: constroem e reconstroem a realidade social.

 

Parabéns Bibliotecários!



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.