GERAL


FRANÇA CRIA BIBLIOTECA DIGITAL GRATUITA

  • Autor não informado
  • Maio/2007

Bruno Ferrari

 

São Paulo – A Biblioteca Francesa Nacional colocou no ar um protótipo de sua biblioteca digital, a Europeana.

 

Atualmente com 12 mil títulos digitalizados, a Europeana tem a meta de chegar a 6 bilhões de documentos, entre livros, vídeos e fotografias até 2010, com acesso livre. De acordo com a direção da biblioteca, o objetivo é funcionar como uma alternativa ao segmento de ferramentas de busca, dominado pelos Estados Unidos.

 

A Europeana surgiu após o governo francês se irritar com o fato de grandes empresas americanas, como Google e Yahoo!, dominarem as buscas de conteúdo do país. Ela terá suporte de outras 23 bibliotecas públicas na Hungria, Itália, Alemanha, Polônia e Espanha.

 

A European Library, projeto semelhante sob a iniciativa da União Européia, também está em andamento, mas ainda sem data para entrar no ar. Ela terá os mesmos moldes da versão francesa, mas com o texto em inglês.

Fonte: INFO
Divulgado por Clériston Ramos – Enviado para “Grupo Biblio-FURG” em 05/04/2007

   12 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.