PRIMEIRA PÁGINA


GOOGLE DOA U$ 3 MI PARA DIGITALIZAR BIBLIOTECA


O Google está fornecendo um aporte financeiro à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para viabilizar um projeto de digitalização de itens raros e especiais da instituição e construir uma biblioteca online.

Com a doação de 3 milhões de dólares, o Google se torna a primeira empresa privada a contribuir para o projeto da Biblioteca do Congresso, chamado World Digital Library (WDL), as duas organizações anunciaram nesta terça-feira (22/11).

Neste estágio, a Biblioteca do Congresso está tentando desenvolver um plano para definir as bases tecnológicas da WDL, cujo conteúdo será principalmente documentos raros, como manuscritos. (...)

Esta não é a primeira vez que o Google e a Biblioteca do Congresso trabalham juntos. Recentemente, as duas organizações completaram um projeto de digitalização de 5 mil livros de domínio público e o Google vai escanear trabalhos considerados de valor histórico da seção de direito da Biblioteca do Congresso.


Fonte: IDG Now! Terça-feira, 22 novembro de 2005 - 15:28
Divulgado por Jonathan Pereira – Enviado para “bib_virtual” em 23/11/2005

   50 Leituras


Próximo Ítem

author image
BIBLIOTECA DO CONGRESSO PLANEJA BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
Dezembro/2005

Ítem Anterior

author image
BNDES APÓIA PROJETO DE PEDREIRO-BIBLIOTECÁRIO
Novembro/2005



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.