PRIMEIRA PÁGINA


BIBLIOTECA DO CONGRESSO PLANEJA BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


Eric Auchard

 

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos iniciará nesta terça-feira uma campanha para trabalhar com bibliotecas nacionais de outros países a fim de criar uma Biblioteca Digital Mundial, começando com uma doação de 3 milhões de dólares do Google. 

James Billington, o diretor da Biblioteca do Congresso, anunciou que deseja obter mais verbas privadas a fim de desenvolver projetos bilíngües que incluam milhões de objetos culturais únicos, por meio de parceria com bibliotecas da China, Índia, do mundo muçulmano e de outras nações. 

A idéia reforça os projetos de documentação digital já em curso na Biblioteca do Congresso - um deles preserva os registros online de história e folclore dos Estados Unidos e outro documenta o relacionamento entre os Estados Unidos e Brasil, França, Holanda, Rússia e Espanha. (...) 

Um (...) projeto, conhecido como Global Gateway, introduzido em 2000, envolve colaborações com cinco bibliotecas nacionais européias e com a Biblioteca Nacional do Brasil, com foco em documentar as relações entre esses países e a cultura dos Estados Unidos 

(http://international.loc.gov/intldl/find/digital_collaborations.html/)


Fonte: Folha Online - 22/11/2005 - 14h34
Divulgado por Berenice – Enviado para “bib_virtual” em 22/11/2005

   45 Leituras


Próximo Ítem

author image
QUANTAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NÃO TÊM BIBLIOTECA?
Dezembro/2005

Ítem Anterior

author image
GOOGLE DOA U$ 3 MI PARA DIGITALIZAR BIBLIOTECA
Dezembro/2005



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.