PRIMEIRA PÁGINA


LIVRO DIDÁTICO CARREGA PRECONCEITOS IMPLÍCITOS, DIZ ESPECIALISTA

  • Autor não informado
  • Dezembro/2008

O livro didático brasileiro ainda apresenta estereótipos e baixa representação de raças e de gênero segundo a pesquisadora Fúlvia Rosemberg. Em audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, no último dia 12, Fúlvia citou estudo, do qual é co-autoria, que revela uma sub-representação de negros, indígenas, mulheres e, inclusive, de crianças. Na ocasião, ainda foram discutidas as políticas públicas para o livro didático, conduzida pelo Programa Nacional do Livro Didático e a suposta "ideologização" dos textos, principalmente do ponto de vista político.

Fonte: Boletim PNLL – n.130, de 17 a 23/11/2008

   40 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.