PRIMEIRA PÁGINA


AS CINCO LEIS DA BIBLIOTECONOMIA – LANÇAMENTO


RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009. 336p. Preço: R$ 49,00

Para adquirir: http://www.briquetdelemos.com.br/

 

Conversando com José Augusto Guimarães, dizia-me ele que precisávamos publicar, em português, os clássicos da Biblioteconomia e da Arquivologia. Não só concordei como pensei na viabilidade de tal projeto. Essa, no entanto, é uma tarefa hercúlea que poucos têm condições, competência e coragem para realizar. As editoras comerciais, com razão, resistem a assumir tal projeto, pois sabem que o retorno financeiro demoraria muito tempo – se ocorresse. Em 2006, com a publicação de “Missão do Bibliotecário”, o projeto de termos nas mãos os grandes clássicos começa a se concretizar. O responsável: Briquet de Lemos. Não a editora em si, pois é ela instrumento para a ousada e necessária publicação de importantes textos da área. Mas, o Antônio – que todos nós chamamos de Briquet – que ampliou sua imensa e importante biografia biblioteconômica com a missão – só posso entender como missão – de apoiar o crescimento da área subsidiando-a com textos de qualidade.

Tudo isso para dizer que, ao lado de Ortega y Gasset, Briquet publicou Rubens Borba de Moraes (O Bibliófilo Aprendiz; Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial), Edson Nery da Fonseca, nosso mestre ainda vivo (Introdução à Biblioteconomia) e, agora, “As cinco Leis da Biblioteconomia”, de Ranganathan.

Era preciso alguém com condições, competência e coragem para essa empreitada.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior



   55 Leituras


Próximo Ítem

author image
DECISÃO HISTÓRICA
Setembro/2009

Ítem Anterior

author image
A IMAGEM DO BIBLIOTECÁRIO PRECISA MUDAR?
Setembro/2009



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.