PRIMEIRA PÁGINA


AS CINCO LEIS DA BIBLIOTECONOMIA – LANÇAMENTO

  • Autor não informado
  • Setembro/2009

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009. 336p. Preço: R$ 49,00

Para adquirir: http://www.briquetdelemos.com.br/

 

Conversando com José Augusto Guimarães, dizia-me ele que precisávamos publicar, em português, os clássicos da Biblioteconomia e da Arquivologia. Não só concordei como pensei na viabilidade de tal projeto. Essa, no entanto, é uma tarefa hercúlea que poucos têm condições, competência e coragem para realizar. As editoras comerciais, com razão, resistem a assumir tal projeto, pois sabem que o retorno financeiro demoraria muito tempo – se ocorresse. Em 2006, com a publicação de “Missão do Bibliotecário”, o projeto de termos nas mãos os grandes clássicos começa a se concretizar. O responsável: Briquet de Lemos. Não a editora em si, pois é ela instrumento para a ousada e necessária publicação de importantes textos da área. Mas, o Antônio – que todos nós chamamos de Briquet – que ampliou sua imensa e importante biografia biblioteconômica com a missão – só posso entender como missão – de apoiar o crescimento da área subsidiando-a com textos de qualidade.

Tudo isso para dizer que, ao lado de Ortega y Gasset, Briquet publicou Rubens Borba de Moraes (O Bibliófilo Aprendiz; Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial), Edson Nery da Fonseca, nosso mestre ainda vivo (Introdução à Biblioteconomia) e, agora, “As cinco Leis da Biblioteconomia”, de Ranganathan.

Era preciso alguém com condições, competência e coragem para essa empreitada.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior


   49 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.