PRIMEIRA PÁGINA


BIBLIOTECAS SOBRE JEGUES


Projetos brasileiros e venezuelanos levam livros no lombo de mulas para alcançar comunidades distantes

Das coisas que aproximam Brasil e Venezuela, talvez a mais inusitada saltou à vista em agosto. A Universidad Valle del Momboy foi premiada pelo jornal El Nacional, de Caracas, por desenvolver um projeto de difusão de leitura que também é aplicado no Maranhão: as bibliomulas. Para levar livros às comunidades rurais da região andina do Valle del Momboy, no município de Vallera (região leste do país), professores carregaram de livros o lombo de duas mulas, Cenizo e Chiquito.

O projeto brasileiro é o Jeque-Livro, a biblioteca ambulante de Alto Alegre do Pindaré, a 334 quilômetros da capital São Luis. A iniciativa venceu a categoria “biblioteca” do primeiro Prêmio Viva Leitura em 2006. O projeto está nas ruas há mais de um ano. Uma vez por mês, um jeque carregado de livros vai ao encontro da população de comunidades como Auzilândia.

Já a ação venezuelana faz parte do programa Rede de Escolas Rurais Empreendedoras, que promove ações de cidadania nas comunidades mais afastadas, levando conhecimentos sobre meio ambiente e saúde, leitura e tecnologia. Os coordenadores do projeto também têm carregado as mulas com equipamentos eletrônicos, como laptops e projetores. Com isso, as bibliomulas já são chamadas também de “cybermulas”. A idéia no futuro é instalar modens sem fio embaixo das bananeiras para que as comunidades possam acessar a internet quando os jegues venezuelanos chegarem.


Fonte: Língua portuguesa, v.2, n. 24, p.10, out. 2007

   67 Leituras


Próximo Ítem

author image
LITERATURA ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
Março/2014

Ítem Anterior

author image
BIBLIOTECARIOS POSAN PARA CALENDARIO SEXY
Março/2014



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.