GERAL


PROQUEST COMPRA O BANCO DE DADOS DIALOG

  • Autor não informado
  • Junho/2008

Murilo Cunha

 

A empresa Proquest, localizada em Ann Arbor (Michigan, EUA), anunciou, em 12 de junho de 2008, a aquisição do banco de dados Dialog [URL: www.dialog.com], até então vinculado ao conglomerado de mídia Thomson Reuters. A Proquest, que pertence ao grupo Cambridge Information, tem tido sucesso na comercialização de artigos de periódicos e também na provisão de acesso a periódicos eletrônicos.

 

Fundado em 1972, por Roger Summit, o Dialog foi o primeiro sistema de recuperação da informação a ser utilizado globalmente, tendo liderado o mercado nas áreas de recuperação da informação em linha por meio de bases de dados da informação científica e tecnológica. O seu serviço em linha teve início com três bases de dados: ERIC (Educação), NTIS (documentos e relatórios técnicos do governo norte-americano) e PANDEX (índice de citações, similar ao Science Citation Index). Em 2002 o Dialog oferecia acesso a 531 bases de dados, tornando-se um dos maiores; em 2008 o seu enorme acervo continha mais de 15 terabytes de conteúdo informacional.

 

Ele teve enorme importância até o aparecimento da World Wide Web (WWW) em meados dos anos 1990. Com o advento da web diversos produtores de bases de dados passaram a oferecer os seus produtos diretamente na web às bibliotecas e usuários finais, sem a necessidade de utilizar os grandes bancos de dados - no caso, o Dialog e o Orbit (que anos atrás havia sido adquirido pelo Questel, o grande banco de dados francês). A partir daí teve início as dificuldades para esses bancos de dados. Aqui vale a pena indagar se a época desses grandes bancos de dados não atingiu o seu ciclo máximo de vida? A empresa Proquest tem pela frente um enorme desafio em demonstrar perante os seus clientes, atuais e futuros, que os grandes bancos de dados ainda podem ocupar lugar de destaque no contexto do ciberespaço.

 

Notas:

Maiores informações no URL:

www.dialog.com/pressroom/2008/061208_proquest.shtml

Divulgado por Murilo Cunha – enviado para “bib_virtual” em 14/06/2008

   20 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.