GERAL


ESTADOS UNIDOS MANTÉM CONTROLE SOBRE A INTERNET

  • Autor não informado
  • Novembro/2005

Os Estados Unidos vão manter o controle da internet, segundo um acordo divulgado nesta quarta-feira, no primeiro dia da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação - o evento será realizado na Tunísia até sexta.

 

Apesar disso, representantes de mais de cem países conseguiram criar na noite da terça-feira - as reuniões acontecem no local desde domingo - fórum internacional para discutir questões relacionadas à internet, como spam e abismo de inclusão digital entre países ricos e pobres.

 

O novo grupo não tira dos EUA o controle sobre a rede de computadores - ele é feito via Icann (Corporação da Internet para Nomes e Números Designados, em inglês), órgão sob responsabilidade do Departamento de Comércio norte-americano.

 

A decisão surpreendeu aqueles que esperavam um polêmico debate sobre o assunto. Especialistas indicavam que esta seria a principal discussão da cúpula, já que Brasil, China, África do Sul e diversos países europeus mostravam insatisfação com a posição de liderança dos EUA.

 

Segundo a agência de notícias Associated Press, a União Européia - que há meses vem condenando o controle unilateral da web - disse que a criação de um grupo de discussão "pode levar à futura internacionalização da governança da internet e fortalecer a cooperação entre governos".

 

"A curto prazo, o controle dos Estados Unidos não será desafiado. A longo prazo, no entanto, eles terão a obrigação de negociar com outros países a evolução da governança da internet", disse à agência Reuters um membro da delegação da União Européia que não quis se identificar.

 

David Gross, responsável pelas políticas de internet do Departamento de Estado norte-americano, disse que esta governança não fica sob responsabilidade de um país específico, apesar de o Icann estar diretamente ligado aos Estados Unidos.

Fonte: Folha de São Paulo:
Divulgado por Alexsandro Carvalho – Enviado para “bib_virtual” em 16/11/2005

   8 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.