GERAL


GOOGLE CHEGA A ACORDO DE U$ 125 MILHÕES COM AUTORES DE LIVROS

  • Autor não informado
  • Novembro/2008

O Google chegou a um acordo com a Associações de Autores dos EUA em relação ao seu serviço de Pesquisa de Livros (Google Book Search). A empresa vai pagar US$ 125 milhões de compensação pelos direitos autorais de livros disponibilizados online. O acordo vai garantir a permanência desse conteúdo na internet e uma nova forma de renda para autores e editoras.

 

O Google está digitalizando material de diversas bibliotecas e publicando esse material online, permitindo que ele seja pesquisado em páginas com publicidade. Por conta disso, a Associações de Autores processou a empresa em 2005.

 

Segundo a página do Google, a partir de agora os livros protegidos por direitos autorais e à venda poderão ser comprados por links na Pesquisa de Livros do Google. Os livros que são protegidos por direitos autorais, mas estão esgotados ou fora de catálogo e só podiam ser encontrados em bibliotecas ou sebos também passam a ficar disponíveis online na página do Google, permitindo "que os autores e editoras lucrem com volumes que poderiam ter sido considerados totalmente extintos do mercado."

 

Já em relação aos livros que não são protegidos por direitos autorais, nada muda. "Os usuários da Pesquisa de Livros do Google ainda vão poder ler, baixar e imprimir esses títulos, como fazem hoje".

 

Para maiores detalhes:

http://books.google.com/intl/pt-BR/googlebooks/agreement/index.html

Divulgado por Alan Alencar – Enviado para “bibliotecarios” em 30/10/2008

   23 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.