GERAL


A LISTA SUJA: 362 CIDADES SEM BIBLIOTECAS

  • Autor não informado
  • Dezembro/2008

Galeno Amorim

Levantamento do Sistema Nacional de Bibliotecas mostra que ainda restam 362 municípios que não possuem nenhuma biblioteca pública no Brasil (eram 1.300 em 2003). As regiões onde a situação é mais crítica são o Nordeste e o Norte, onde, não por coincidência, os índices de leitura, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, também são os mais baixos do País. O estado em pior situação é o Piauí, onde nada menos do que 79 cidades não possuem esse serviço público essencial. Em seguida, aparecem a Bahia, com 67; a Paraíba, com 48; e o Rio Grande do Norte, com 28 cidades. 
 
Onde ainda faltam bibliotecas 
 
O Amazonas é o estado na região Norte que lidera a lista da falta de bibliotecas: ainda precisa abrir unidades em 24 cidades. Em seguida, aparece, no Centro-Oeste, Goiás, com 25 municípios sem elas. No Sul, o Rio Grande do Sul, estado conhecido por sua tradição leitora, amarga um triste quadro: é o único estado da região que ainda não tem bibliotecas em todas as suas cidades (elas inexistem em 13 localidades). No Sudeste, o papel feio fica com São Paulo, onde, segundo a Fundação Biblioteca Nacional, existem 15 municípios sem o equipamento. Ali, Espírito Santo e Rio de Janeiro já resolveram esse problema, enquanto que Minas Gerais ainda aparece com 4 cidades sem bibliotecas. 
  
Alguns diziam ter resolvido o problema 
 
A maioria dos estados sem bibliotecas está no Nordeste: Alagoas (3), Ceará (2), Maranhão (11), Pernambuco (10) e Sergipe (3). No Norte, são os seguintes: Acre (2), Amapá (3), Pará (5), Rondônia (1) e Roraima (5). No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul (3) e Tocantins (10). 

 

Vale a pena registrar: alguns dos estados que aparecem nessa lista suja da Fundação Biblioteca Nacional chegaram a alardear, há tempos, que haviam zerado seu déficit de bibliotecas.
Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Vanessa S. Cavalcante – Enviado para “bibamigos” em 10/11/2008

   21 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.