GERAL


LEITURA MELHORA FUNÇÃO CEREBRAL EM CRIANÇAS


Treino intensivo de leitura para crianças, além de favorecer a habilidade para ler e escrever, aumenta a conectividade de uma determinada região do cérebro, proporcionando uma melhora cognitiva, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental, nos Estados Unidos.

 

Publicada no periódico Neuron, a pesquisa foi realizada com grupos de crianças na faixa dos 8 anos de idade, que tiveram aulas de reforço de leitura 5 dias por semana durante 6 meses, com média de 50 minutos de duração. O objetivo era aumentar a habilidade dos participantes de interpretar palavras pouco familiares.

 

Os participantes também tiveram suas funções neurais monitoradas através de tecnologias que avaliavam a atividade cerebral por imagens.

 

Após o treino intensivo de leitura, as crianças com dificuldade mostraram melhoras significativas nessa área, além de compreender melhor os textos que liam.


Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Rosalvio Sartortt - Enviado para "bibliotecarios" em 18/12/2009

   68 Leituras


Próximo Ítem

author image
PRESERVACIÓN DEL PATRIMONIO BIBLIOGRÁFICO Y DOCUMENTAL DE LA NACIÓN HAITIANA
Fevereiro/2010

Ítem Anterior

author image
LIVROS VIRAM OPÇÃO PARA ESPANTAR CHATOS NA PRAIA
Fevereiro/2010



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.