PRINCIPAL
COLUNAS
CURIOSIDADES
DESBASTANDO O ACERVO E OUTROS TRECOS DA BIBLIOTECONOMIA
EXPERIÊNCIAS
GENERALIDADES
MERCADO
NOTÍCIAS
TEXTOS
PESSOAL
DISCIPLINAS
CADASTRO
CONTATO
NOTÍCIAS

IBICT IMPLANTARÁ PORTAL DE LIVROS DIDÁTICOS E PORTAL DE PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
[12/01/2006]

As duas iniciativas entrarão no ar durante o 2º semestre de 2006 e representarão grande impulso na disseminação da informação científica pelos pesquisadores e no acesso da sociedade ao conhecimento produzido pela academia e pelas instituições de pesquisa.

 

 

A partir de 2006, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) implanta dois importantes projetos para a área acadêmica de todo o país. O instituto, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, colocará em operação o Portal de Livros Didáticos Eletrônicos e o Portal de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre.

 

As duas iniciativas serão financiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e custarão R$ 1,5 milhão cada uma. Elas deverão entrar no ar durante o 2º semestre de 2006 e representarão grande impulso na disseminação da informação científica pelos pesquisadores e no acesso da sociedade ao conhecimento produzido no ambiente da academia, das editoras e das instituições de pesquisa.

 

"Estes dois portais irão representar um importante salto para o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento em nosso país, pois, graças às novas possibilidades oferecidas pela tecnologia, poderemos acelerar e incrementar o conhecimento produzido pelos estudiosos e aproximá-lo da população em geral", observa o diretor do Ibict, Emir Suaiden.

 

Os recursos, a serem liberados pela Finep nos próximos dias, serão aplicados na construção e na manutenção do Portal de Livros Didáticos Eletrônicos e na construção e na manutenção do Portal de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre. Ambos os projetos terão a duração de 12 meses e fazem parte da rede e-conhecimento, que está em fase de desenvolvimento, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e com o Laboratório Nacional de Computação Científica, ambos órgãos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

O projeto Portal de Livros Didáticos Eletrônicos será desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo principal facilitar o acesso aos livros adotados nos cursos de graduação das instituições de ensino superior. O Portal deverá ser administrado por um comitê gestor que obterá dos professores da rede de ensino superior e do MEC a indicação dos livros a serem disponibilizados. Este comitê terá a incumbência de articular com as editoras a liberação dos livros e negociar a questão dos direitos autorais.

 

"Os livros não serão distribuídos gratuitamente. O portal terá uma política de ressarcimento de custos para autores e editores, embora haja a possibilidade, e iremos estimular isso, de professores e pesquisadores cederem suas obras de maneira gratuita", explica Hélio Kuramoto, coordenador de Projetos Especiais do Ibict.

 

O Portal de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre será desenvolvido pelo Ibict como uma das ações da política nacional de acesso livre à informação científica estabelecida pelo IBICT. Ele deverá ser um grande banco de dados nacional a concentrar todos os repositórios de revistas e publicações de acesso livre já existentes no país.

 

"Este será uma espécie de portal alternativo ao Portal de Periódicos da Capes, complementando os serviços oferecidos por aquela unidade do Ministério da Educação", ressalta Kuramoto.



(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ibict)
(Divulgado por Miguel Angel – Enviado para “bib_virtual” em 07/01/2006)


Desenvolvido por LLT Hosting & Development © Info Home 2005