GERAL


GOOGLE SCHOLAR INCLUI TRABALHOS EM PORTUGUÊS

  • Autor não informado
  • Janeiro/2006

O Google Scholar, ferramenta gratuita de buscas de trabalhos acadêmicos lançada em novembro de 2004, passou a incluir trabalhos em português.

 

Conforme anunciado pelo Google Brasil nesta quarta-feira (10/11), no site http://scholar.google.com.br é possível acessar documentos literários e científicos, teses, livros e relatórios técnicos.

 

A versão mais recente passou a incluir índices de trabalhos escolares como o Scielo, jornais publicados por algumas das maiores universidades, jornais de conteúdo aberto das universidades brasileiras e artigos disponíveis na web.

 

Assim como o sistema de buscas do Google, o Google Scholar procura seus resultados por ordem de relevância. O ranking leva em consideração a íntegra de cada artigo e seu autor, onde ele foi publicado e a freqüência de suas citações na literatura acadêmica.

 

O sistema ainda mostra citações de outros pesquisadores sobre pesquisas que não estão online e em livros.

 

Os documentos no índice de busca do Google Scholar estão disponíveis nos idiomas falados no Oeste Europeu, em português e chinês.

Fonte: Quarta-feira, 11 janeiro de 2006 - 18:25 IDG Now!
Divulgado por Jonathan Pereira – Enviado para “bib_virtual” em 12/01/2006

   19 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.